O papel da mulher na cultura popular é tema de apresentações artísticas, palestras e rodas de conversas que integram a programação da segunda edição do projeto Diálogos em Manifestações Populares, que tem início neste sábado (9/9) e segue até o dia 15 de setembro. Realizada pelo Sesc, a iniciativa é gratuita e acontece em pontos descentralizados na cidade de São Lourenço da Mata, no Grande Recife. O grande destaque da grade é o show da cantora de ciranda Lia de Itamaracá. Haverá ainda a participação de grupos liderados ou idealizados por mulheres dos municípios, de Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Olinda e Abreu e Lima.
A abertura será comandada pelas repentistas Santinha e Minervina às 9h, no Mercado Público de São Lourenço da Mata, localizado no Centro da cidade. No dia seguinte (10/9), elas se apresentam no mesmo horário na Feira de Tiúma. “Nosso objetivo com essa iniciativa é valorizar a produção da cultura popular. Dentro desse tema, escolhemos destacar nesta edição o reconhecimento do papel da mulher no fomento aos grupos, muitas vezes não reconhecido pela população”, explica a professora de Artes do Sesc Ler São Lourenço da Mata, Rayssa Soares.
Na segunda-feira (11/09) será aberto no Sesc Ler São Lourenço da Mata às 18h a exposição “Retrato: substantivo feminino”, assinada pelas artistas Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile. A mostra aborda o trabalho realizado junto a 25 mulheres, com idade entre 13 a 95 anos, ligadas às tradições culturais do Cavalo Marinho em Pernambuco, do Reinado em Minas Gerais, e do Batuque de Umbigada, no estado de São Paulo. O público poderá visitar as obras até o dia 15 deste mês, sempre das 9h às 17h.
Na mesma noite, após o vernissage, às 20h, haverá uma roda de conversa com a participação de Vera Galvão, do Centro Vivendo e Aprendendo, de Nice Teles, uma das mulheres participantes do Projeto Retrato: Substantivo Feminino e de Anunciada Galdino, realizadora do Boi Bandido de São Lourenço da Mata. A mediação ficará por conta de Ceça Reis, da Universidade Federal de Pernambuco. Fechando as atividades desta noite, tem a Danças dos Arcos, com o grupo As Ousadas.
No dia 12, às 19h, o Sesc recebe a palestra “Mulheres e Cultura Popular: Participação no Cotidiano” com o Coco de Mulheres, que se apresenta em seguida. No dia 13, o Maracatu Batuque Mulher leva a sua dança para a Praça de Tiúma, às 20h. Já na quinta-feira (14/09), a partir das 19h, tem a Sambada das Mestras com Aurinha do Coco, Ana Lúcia e Glorinha, de Olinda, com a participação do Coco da Resistência. Em seguida, é a vez de Lia de Camaragibe subir ao palco da Praça de Tiúma.
A programação no último dia do Diálogos em Manifestações Populares começa cedo, às 16h, com a feira de artesãs de São Lourenço. Às 18h, acontecerá a apresentação das mulheres do grupo Bacamarteiros Mandacaru, do município de Abreu e Lima, na Praça de Tiúma. Encerrando à noite, o público poderá assistir ao show da cantora Lia de Itamaracá, consagrada internacionalmente como a maior representante da ciranda, às 20h.
Formação
Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, das 14h às 17h, será movimentado a oficina Retrato: Substantivo Feminino. As aulas acontecem das 14h às 17h e os interessados em participar devem se inscreve no Ponto de Atendimento da Unidade, localizado na Avenida das Pêras, nº 56, em Tiúma. Informações: (81) 3525.9033.