Tendo em vista a promoção da diversidade cultural brasileira, por meio da difusão de ritmos e expressões musicais pouco conhecidos, o projeto nacional Sonora Brasil aporta mais uma vez em Goiana no sábado (21/10) com uma atração pernambucana. A partir das 20h, o grupo Coco de Tebei, da cidade de Tacaratu, no Sertão, faz uma apresentação aberta ao público no Ateliê Valcira Santiago, na Rua da Conceição.
Formado por agricultores e tecelões da comunidade Olho D’ Água do Bruno, localizada na região do Médio São Francisco, o Coco de Tebei traz um repertório que remonta a práticas passadas de geração em geração. “O coco é cantado por mulheres e dançado por casais. Não utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pela pisada de quem dança. A sonoridade que é resultado da harmonia do canto com o ritmo da pisada nos remete, de certa forma, a uma ritualística indígena”, explica o instrutor de Atividades Artísticas do Sesc Ler Goiana, Izaias Neto.
Atualmente, integram o grupo as cantadeiras Maria do Carmo de Jesus, Nivalda Rosa Gomes do Nascimento e Maria Nazaré Nunes dos Santos, além dos dançadores José Lira dos Santos, Janaína Maria dos Santos, Edna Nivalda do Nascimento Silva, Agnaldo José da Silva, Genivaldo Lira dos Santos e Edilane dos Santos.
Serviço – Sonora Brasil com o Coco de Tebei
Local: Ateliê Valcira Santiago, Rua da Conceição, nº 55, Goiana
Data: 21 de outubro
Horário: às 20h
Entrada gratuita
Informações: (81) 3626-5961