Unidade móvel vai oferecer gratuitamente exames de mamografia e citopatológico
Camaragibe é a primeira cidade do Estado a receber a unidade móvel Sesc Saúde Mulher. O projeto, que chega ao município no dia 22 de fevereiro, vai realizar gratuitamente exames para a prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para promoção da saúde. A inauguração acontece às 10h, na Avenida Belmínio Correia, no Bairro Novo Carmelo, dentro do estacionamento do Hospital Municipal Aristeu Chaves. A solenidade contará com a presença do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Josias Albuquerque, e o do prefeito do município Jorge Alexandre Soares da Silva.
A unidade pretende realizar na cidade 70 atendimentos por dia, em média, divididos entre exames de mamografia, para mulheres de 50 a 69 anos, e citopatológico, para quem possui entre 25 e 64 anos. O atendimento é gratuito. Para ter acesso é necessário encaminhamento médico. Os agendamentos serão operados pela Secretaria de Saúde do município.
O projeto também atua na capacitação de agentes de saúde, através de palestras, atividades e oficinas. Entre os temas abordados nas ações educativas estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e à mortalidade materna.
De acordo com o presidente do Sesc Pernambuco, Josias Albuquerque, nos locais por onde o Sesc Saúde Mulher passar, as prefeituras, através da Secretaria Municipal de Saúde, serão importantes parceiros na realização do projeto. “Através de protocolos e convênios, o projeto prevê uma negociação intersetorial com o Governo do Estado e prefeituras municipais para conclusão diagnóstica e se necessário tratamento”, afirmou.
Sesc Saúde Mulher – O Sesc Saúde Mulher é um projeto do Sesc Nacional, voltado para a promoção da saúde da mulher. O projeto vai ao encontro do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e Colo do Útero, ressaltando o compromisso da instituição na prevenção do câncer através de ações relacionadas às suas atividades de Educação em Saúde e Assistência Médica.
Serão atendidas pelo programa mulheres em situação de vulnerabilidade, em municípios interioranos e comunidades periféricas das grandes cidades. Sua estrutura consiste em um caminhão dividido em consultório para realização de exames citopatológico (Papanicoloau), sala de mamografia para realização de exame de mamografia, banheiro, estrutura externa/tenda com espaço multimídia para ações educativas, funcionando como recepção e sala multimídia. A unidade é equipada também com mamógrafo digital e a equipe composta por médico, responsável técnico, enfermeiro, técnicos de radiologia e educador em saúde. O Departamento Nacional do Sesc já está trabalhando na construção de mais 22 unidades destinadas a outros Estados da Federação.