O Samba de Pareia da Mussuca é o último grupo de Coco deste biênio do projeto nacional Sonora Brasil, do Sesc, a aportar em Pernambuco. Com músicas que fazem alusão a situação do dia-a-dia dos integrantes, com irreverência, as apresentações acontecem nos dias 9, 10 e 12 de novembro, respectivamente, nas cidades de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, e em Goiana, na Zona da Mata Norte. O acesso é gratuito ao público.
A primeira apresentação será às 15h no Terreiro Ilê Axé Xangô, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão. No dia 10, o Canto das Memórias Mestre Zé Negão, em Camaragibe, recebe o grupo às 19h. Em Goiana, o público poderá conferir às 20h no Teatro Historiador Antonio Correia de Oliveira.
O grupo é liderado pela mestra Dona Nadir. Conta com a presença de homens tocadores que sustentam o ritmo com dois tambores médio-graves, uma cuíca e o ganzá, instrumento de percussão. O Samba de Pareia, do povoado de Laranjeiras, a 23kg de Aracaju, segundo relatos, surgiu há mais de 300 anos entre os escravos que trabalhavam nos canaviais, como forma de ocupar o pouco tempo de descanso que tinham na jornada de trabalho.
Sonora Brasil
No biênio 2017/2018, a inciativa traz os temas “Na pisada dos cocos”, que apresenta a expressão típica da Região Nordeste, trazendo dois grupos do litoral e outros dois do interior; e “Bandas de música: formações e repertórios”, com um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas pelo país, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos que integram orquestras e conjuntos de câmara. O primeiro tema circula pelos estados das regiões Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em 2018, na 21ª edição, acontece a inversão dos grupos.