Nesta sexta-feira (1º de dezembro), a Ilha de Itamaracá vai receber a última edição do Colmeia Comunidade do ano 2017. As ações vão acontecer, das 9h às 16h, na Escola de Referência em Ensino Médio Alberto Augusto de Morais Pradines, em uma parceria do Sesc, prefeitura da ilha e instituições públicas e privadas. Durante o dia, o público vai poder participar de consulta com clínico geral, com 40 atendimentos, orientações, feira de artesanato, palestras, atividades recreativas e utilizar serviços de saúde. Todo acesso é gratuito e a expectativa é que sejam realizados seis mil atendimentos.
O projeto, que retoma a realização em 2018, vai levar ações para adultos e crianças. O público vai poder realizar testes rápidos de sífilis e HIV (com 150 e 100 fichas, respectivamente), de colesterol, glicemia e hepatites B e C, aferição de pressão, exames de hanseníase e orientações sobre a doença. Também haverá o exame citopatológico (preventivo) com 30 atendimentos durante todo o dia, orientações sobre higiene bucal, com escovação e aplicação de flúor, orientação sobre doação de sangue e medula óssea, além de palestras sobre combate à violência às mulheres, prevenção de acidentes; combate ao mosquito Aedes Aegypti, mercado de trabalho e rodas de conversa sobre uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e educação sexual.
Nesta edição, interessados também poderão realizar o cadastro no Cartão Livre Acesso, devendo levar atestado médico com carimbo legível, foto 3×4, comprovante de residência e xerox de RG e CPF, emissão da segunda via de documentos como RG (200 senhas), Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito e do Cartão do Sistema Único de Saúde. Já o INSS vai oferecer informações sobre previdência e assistência; a faculdade Estácio, orientações jurídicas; o Detran vai realizar emissão de taxas e histórico, consultas e atualização de cadastro; a Celpe vai realizar o cadastro de pessoas de baixa renda, mudança de titularidade e solicitações de segunda via de conta; e a Compesa vai levar seu atendimento comercial para a escola.
Ainda durante o dia haverá avaliação físico-funcional e orientações nutricionais, atividades recreativas, corte de cabelo para homens e mulheres, higienização da pele e dicas de maquiagem e distribuição de preservativos. A BiblioSesc também vai participar, levando livros para todas as idades, que podem ser retirados para empréstimo gratuitamente.
Projeto
O Colmeia Comunidade começou a ser realizado em setembro de 2016 e passou pelas comunidades do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira. Em 2017, já foi realizado em vários bairros do Recife e também em Olinda, atendendo mais de 30 mil pessoas. O projeto conta com a parceria da Naphe, Senac, INSS, Detran, Celpe, Compesa, Estácio, Secretaria Estadual de Saúde, Hemope, Mary Kay, Nemawashi, Racco, Governo de Pernambuco, Corpo de Bombeiro e das secretarias da mulher, Municipal de Assistência, da Juventude, de Defesa Social, de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.
Serviço – Projeto Colmeia Comunidade em Itamaracá
Data: 01/12 (sexta-feira)
Horário: das 9h às 16h
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Alberto Augusto de Morais Pradines, na Avenida João Pessoa Guerra. Pilar.
Acesso gratuito