A relação com o dinheiro é, hoje, um dos principais problemas das famílias brasileiras. É unânime a recomendação dos economistas que indica que a educação financeira deve estar presente já na infância como forma de mostrar às crianças a importância da economia. Pensando nisso e também com o objetivo de estimular o empreendedorismo, o Sesc Santo Amaro realiza, nesta quinta (07/12), a Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). No próximo dia 15, haverá uma edição no Sesc Casa Amarela.
Das 15h30 às 18h, aproximadamente 270 alunos, com idade de 6 a 11 anos, vão levar para o ginásio da Unidade seus pequenos negócios, concebidos e desenvolvidos nas salas de aula desde o último mês de agosto. Antes, em julho, os professores foram capacitadas pelo Sebrae. Nos meses de ensino, os alunos das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, aprenderam sobre receita, despesa, estratégias de marketing, definição de serviço ou produto, estudo de concorrência, precificação, entre outras habilidades.
“Um dos grandes aprendizados que notamos é o interesse que as crianças têm no funcionamento do dinheiro, desde como dão o troco até o valor do esforço, da conquista”, avalia a supervisora pedagógica, Valéria Couto. A Feira vai reunir dez estandes que vão ofertar ao público mudas de temperos, sachês aromatizados, brinquedos reciclados, comidas gourmets, entre outros. Os preços partem de R$ 1 e o valor arrecadado por turma vai subsidiar projeto escolhido pelos alunos, como passeios. “É uma outra forma de mostrarmos que conquistas levam tempo e exigem esforços e disciplina”, pontua.