O Sesc Ler Bodocó promoveu, em oito de dezembro, a noite de autógrafos do projeto Zé do Livro. Na ocasião, foram lançados os livros com os textos escritos pelos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo do ano.
O Zé do Livro é um bonequinho de pano que é levado para casa pelos estudantes, para passar um dia em sua companhia enquanto lê algum livro. Em cada sala de aula os estudantes são sorteados para escolher quem levará o mascote do projeto para casa naquele dia, junto com um diário de bordo, onde o leitor poderá escrever sua experiência. Quando retorna a escola no dia seguinte, o estudante já encontra a sala de aula preparada pelo professor com o tema do livro, para que ele possa apresentar para a turma sua própria dramatização do que foi lido. Em seguida, o estudante revela o que foi escrito no diário de bordo, relatando sua experiência com o Zé, e conta a história que ele criou.
O projeto também serve de estímulo para os familiares e amigos dos estudantes. Prova disso, é que este ano já foram registrados na biblioteca do Sesc, empréstimos de 820 livros. “Graças ao projeto temos a busca diária de livros pelos estudantes, um ganho muito positivo num mundo de tecnologia como o nosso. O projeto também colabora com o desenvolvimento da autonomia, diminuição da timidez, melhora a leitura e a escrita de textos. Temos ainda o depoimentos de pais que tiveram que voltar a ler para seus filhos, e comprar livros no lugar de brinquedos a pedido das crianças”, revela a professora do Sesc Ler Bodocó, Valneide Fernandes Maia.
Criado em 2007, o projeto Zé do Livro desperta nos estudantes o interesse pela leitura. Ao todo 217 crianças e 70 jovens e adultos, de 17 a 60 anos, produziram textos para serem publicados. As ilustrações também são realizadas pelas crianças, dando forma aos personagens dos seus textos.