Banco de Alimentos
A atuação do programa funciona da seguinte forma: empresas, ou mesmo pessoas físicas, doam ao Banco de Alimentos produtos dos mais variados gêneros, como frutas e verduras, grãos, cereais. Todas as doações vão para uma central de estocagem e distribuição e, de lá, seguem para complementar a alimentação, de forma regular, de inúmeras instituições assistenciais, cadastradas pelo programa, entre creches, abrigos, escolas e hospitais.
Mas o trabalho do Banco de Alimentos vai além de intermediar a doação de alimentos. Uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, nutricionistas, trabalha junto às instituições beneficiadas promovendo orientações quanto à manipulação e aproveitamento integral dos alimentos, avaliação nutricional, palestras educativas na área de saúde, cidadania e ações recreativas e culturais. Além de assistência odontológica preventiva e curativa, com o apoio da Clínica Odontológica do Sesc Santa Rita, e assistência médica preventiva, em parceria com a 7ª Região Militar, para clientela das instituições do Recife.
Além do Recife e Região Metropolitana, o Banco de Alimentos atende aos municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina, através de filiais instaladas nas unidades do Sesc nessas cidades.