Inserida na proposta nacional “Biblioteca Sesc XXI”, a rede de bibliotecas do Sesc em Pernambuco busca ser mais que um espaço de estudo, investindo, cada vez mais, em atividades que colaboram para a educação social de seu público. Além do acervo de mais de 145 mil exemplares de livros de referência, literatura, didáticos e outros títulos, as 13 bibliotecas do estado realizam, durante todo o ano, oficinas, debates, jogos literários e outras ações de incentivo à leitura e integração.
As bibliotecas oferecem serviços de pesquisas, acesso gratuito à internet, empréstimos de livros, DVDs, leitura de jornais, gibis e revistas, bem como empréstimo domiciliar de livros e pesquisa interna no acervo. Para utilizar os serviços, basta levar a documentação necessária para cadastro e se dirigir a uma das 13 bibliotecas. São seis na Região Metropolitana do Recife (Casa Amarela, Santa Rita, Santo Amaro, Piedade, São Lourenço da Mata e Goiana) e sete no interior (Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Triunfo), além de duas unidades móveis, chamadas de BiblioSesc.
Quanto à documentação, basta apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado. Comerciários e dependentes só precisam apresentar a carteira do Sesc em dia.
BIBLIOSESC
Indo ao encontro da população, presente em locais onde o acesso à leitura é difícil, as duas bibliotecas volantes do Sesc levam, quinzenalmente, um acervo de milhares de livros, revistas e gibis para diversos pontos da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. O projeto veio atender a necessidade de ampliar os serviços das bibliotecas fixas do Sesc, aumentando assim a capacidade de atendimento. Para ter acesso, é preciso que a cidade seja contemplada pelo projeto, por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Sesc, para que a unidade móvel possa ocupar a rua.