O Sesc Ler Araripina retomou no último mês de janeiro o projeto Cine Marilac com exibições gratuitas de filmes. A comunidade da Serra do Minador, Zona Rural de Araripina, foi escolhida para iniciar o projeto em 2018. Na primeira sessão, os moradores assistiram a animação japonesa “O Serviço de Entrega da Kiki”, às 19h. A programação do projeto também trouxe a exibição da “A História da Eternidade”, desta vez no Sesc Ler Araripina, às 19h.
“Escolhemos a Serra do Minador pela grande quantidade de crianças naquela região, descentralizando as exibições com o objetivo de possibilitar o acesso a filmes por pessoas que não têm o hábito de ir ao cinema”, destaca o instrutor de atividades artísticas do Sesc Ler Araripina, Cristiano Santana.
“O Serviço de entrega da Kiki” é um dos mais queridos filmes do mestre da animação japonesa, Hayao Miyazaki. O enredo conta a história de Kiki, que ao completar 13 anos, seguindo a tradição de todas as bruxas, deve se mudar para uma cidade na qual não haja nenhuma bruxa e passar lá um ano morando sozinha em uma espécie de “estágio”. Após achar uma bela cidade à beira-mar, Kiki e seu gatinho JiJI tentam se adaptar à nova vida. A classificação do filme é livre.
Já a “A História da Eternidade”, longa-metragem do diretor pernambucano Camilo Cavalcante, tem como cenário um pequeno vilarejo no Sertão, onde três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista.
O projeto Cine Marilac teve início em 2012 e faz exibições gratuitas mensalmente. O nome da iniciativa é uma homenagem a um antigo cinema de Araripina que não está mais em funcionamento. Em 2017 foram exibidos filmes como as animações “O Homem da Lua” e “Viagem Extraordinária”.