Um projeto do Sesc Pernambuco chamado OdontoSocial completa, neste mês, 15 anos de existência. Em sua trajetória, já contribuiu com o sorriso de mais de 3 mil crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, atendidos por instituições que recebem doações do Banco de Alimentos.
O OdontoSocial realiza cerca de 150 tratamentos curativos e preventivos por ano, além de ações educativas sobre a saúde da boca. “O projeto promove grande impacto de inclusão e cidadania em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Todo o trabalho ocorre de forma integrada, envolvendo odontólogos, técnicos e auxiliares em odontologia, nutricionistas e assistentes sociais, visando à melhoria da qualidade de vida a partir da educação em higiene bucal e do incentivo a hábitos e dieta alimentar saudáveis”, detalha Wladmir Lucena, chefe da Odontologia do Sesc Pernambuco.
Outro projeto que está fazendo aniversário em maio, só que 17 anos, é o ABCDente. Este é voltado à criação de hábitos saudáveis de higiene e dieta dos alunos do Ensino Infantil do Sesc Santo Amaro e Sesc Casa Amarela, no Recife. Ao longo desse período, mais de 6 mil crianças foram beneficiadas com a iniciativa.
Anualmente, o ABCDente assiste 400 crianças, de 3 a 6 anos. Elas aprendem técnicas de escovação e uso do fio dental por meios lúdicos, fantoches, experiências eteatrinho. Além disso, as crianças recebem tratamento curativo na clínica odontológica do Sesc, quando preciso, e aplicação de flúor duas vezes ao ano.
SAÚDE BUCAL
Em 2017, aproximadamente 14 mil pessoas foram assistidas pela odontologia do Sesc Pernambuco que atende em suas clínicas fixas no Sesc Santa Rita e no Sesc Casa Amarela. O Sesc também atua com duas unidades móveis OdontoSesc em todo o estado. Oferece ainda ações de educação em saúde bucal e capacitações em escolas, instituições e feiras de saúde.