O dia 18 de Maio ficou instituído no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. No país, pesquisas apontam que 95% dos casos desse tipo de violência são praticados por pessoas conhecidas das crianças; em 65%, há a participação de pessoas da família. Para lembrar da data, o Sesc Ler Buíque realiza, nesta segunda-feira (14/05), uma roda de conversa sobre o tema na Creche Municipal Carolina Guedes, às 9h. Além de profissionais do Sesc, a assistente social Virgínia Siqueira, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Buíque, também vai participar da ação.
Neste encontro, aberto ao público, serão abordadas as causas e conseqüências deste tipo de crime e as características do abuso e da exploração previstas em lei. “Nosso objetivo é mostrar às pessoas, principalmente às crianças e adolescentes, que os menores de idade estão vulneráveis quando se trata desse assunto. E o apoio da família é fundamental para que este crime não venha a ser cometido contra seus filhos. Vamos trabalhar de forma sutil o tema com as crianças através de atividades lúdicas”, frisa Claudia Maria Moreira, assistente social do Sesc Ler Buíque.
Denúncias anônimas – A violência sexual é crime e sempre deve ser comunicada às autoridades. Os casos devem ser denunciados pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), que funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos fins de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil; do exterior, o número telefônico pago é 55 61 3212-8400 e o endereço eletrônico é o disquedenuncia@sedh.gov.br.
Serviço
Roda de Conversa sobre Abuso e Exploração Sexual Infantil
Data: 14 de maio de 2018
Local: Creche Municipal Carolina Guedes
Horário: 9h
Entrada gratuita
Promoção: Sesc Ler Buíque
Informações: (87) 3855.2230