Com um acervo composto por 35 obras, 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras, todas produzidas entre 1913 e 1930, entra em cartaz na Galeria de Artes Corbiniano Lins, no Sesc Santo Amaro, a exposição “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte”. A mostra faz parte do projeto ArteSesc e apresenta a vida e a obra do artista, famoso, principalmente, por suas pinturas, que retratam os movimentos Impressionista e Expressionista. O vernissage acontece nesta quarta-feira (23/5), às 17h.
A exposição possui a curadoria do Sesc nacional e do Museu Lasar Segall e apresenta duas fases do artista. Retrata o período quando Segall morava em Berlim, na Alemanha, época que encontrou uma via de expressão pessoal, recorrendo ao metal, e a chegada do pintor ao Brasil em 1912, entrando em contato com o Modernismo. Entre as obras em destaque, o público poderá conferir “Mendigo” (1913), “Carnaval” (1926), “Casa do Mangue” (1929), “Cabeça de Negro” (1929) e “Emigrantes com Lua” (1926).
Lasar Segall nasceu em 1889 em uma comunidade judaica na Lituânia e desenvolveu o interesse pelo desenho desde a infância. Teve destaque na arte moderna e foi considerado um representante das vanguardas europeias. Morreu em 1957, vítima de uma doença cardiovascular. Após 10 anos, sua casa na Vila Mariana, em São Paulo, foi transformada no Museu Lasar Segall.
A exposição “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte” pode ser visitada gratuitamente até o dia 13 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados através de agendamento para grupos, através do telefone (81) 3216.1728. No estado, a mostra já passou pela cidade de Belo Jardim, no Agreste, e terá a sua próxima parada em Petrolina, no Sertão.
Galeria
Inaugurado em 4 de setembro de 2015, o espaço recebeu o nome em homenagem ao artista José Corbiniano Lins. A abertura apresentou a mostra “Silêncio da Forma” com 30 esculturas, divididas no formato de parede e base. Em 2016, três exposições estiveram em cartaz no espaço: “Um mundo chamado Ferreira”, do artista Ferreira, “Corpo Du Som”, do Luthier Rodrigo Veras, e “Bela Aurora do Recife”, de Wilton de Souza, onde foi apresentado 80 trabalhos, entre gravuras, pinturas, capas de discos e livros resultantes da oficina “Arte Expográfica: expografia, produção e montagem de exposições”. Em 2017, entrou em cartaz “Antunes Filho: o Poeta da Cena”, de Emidio Luisi, e “Entre ser um e ser muitos”, de Valeria Rey Solto e Habib Zahra, e “Arena Conta… Teatro e Resistência no Brasil (1965-1970)”.
ArteSesc
O projeto leva ao público exposições, cursos, palestras, oficinas e debates sobre os mais diversos artistas brasileiros. Presente em 80 cidades brasileiras, é renovado a cada ano, quando ganha dois novos artistas para a coleção. Todas as exposições são acompanhadas por materiais educativos, com conteúdo didático e abordagens diferenciadas para o público escolar. Milhares de espectadores já tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre a produção artística brasileira. Atualmente, o ArteSesc busca promover produções modernas e contemporâneas, relacionadas com materiais multimídia e de experimentação.
Serviço:
Exposição “A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte”
Abertura: 23 de maio
Horário: 17h
Local: Galeria de Artes Corbiniano Lins, Sesc Santo Amaro
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados através de agendamento para grupos
Acesso gratuito
Informações: (81) 3216.1728