Quadrilhas juninas, brincadeiras e muito forró estão na programação em todo o estado
O Sesc Pernambuco prepara os festejos para celebrar uma das manifestações culturais mais importantes do Nordeste, o São João. Agraciando as tradições, as ações incluem apresentações de quadrilhas juninas, forró pé-de-serra, brincadeiras e comidas típicas. E, neste ano, a animação fica melhor, pois a Copa do Mundo promete agitar ainda mais o público.
Para garantir a diversão, vai ter forró nas unidades de Santa Rita (15/6), Piedade (16/6), São Lourenço da Mata (8/6) e Goiana (10 a 15, 17 e 24/6), no Grande Recife. Ainda no Sesc Ler Goiana, as quadrilhas encantam o público durante o Festival de Quadrilhas Juninas da Globo. Quem está na capital, mas não quer perder o tradicional forrozinho no interior, pode se escalar na excursão para Arcoverde (22 a 24/6), com saída do Sesc Santo Amaro.
Festa do interior – O balancê, em Arcoverde, será entoado por muito forró, jogos juninos, ações culturais, oficinas (dança, percussão, cordel para crianças e construção de brinquedos), exposição, exibição do filme Danado de Bom, orientações em saúde e muito mais. As atividades acontecem de 15 a 30 de junho, no Sesc Arcoverde, e dentro da programação junina da cidade, marcando presença no polo Circo e na Palhoça Pé-de-Serra.
O Beco do Forró, movimentado pelo Sesc Ler Araripina (de 1º a 3/6), também é destaque na programação e visa valorizar a cultura nordestina no resgate do tradicional, com brincadeiras, arrasta-pé, quadrilhas juninas e apresentação de artistas que contribuem para a herança musical.
A programação segue ainda em Caruaru (6 e 13/6), Garanhuns (10, 15 e 29), Buíque (7, 8 e 15/6), Surubim (29/6), Pesqueira (2/6) e Triunfo (24/6).
Tradição – O Sesc comemora o autêntico São João no projeto São João Folguedos e Tradições, que é realizado em todas as escolas do Sesc Pernambuco e valoriza a cultura local, prestando homenagens a artistas e à cultura popular. A ação, aberta ao público, promove apresentações artísticas dos alunos, exposição de trabalhos e a socialização dos conhecimentos construídos a partir dos temas trabalhados a cada ano.