Mais de 50 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Sesc Piedade, participaram de uma aula de campo realizada em maio. Acompanhados de oito professores, eles percorreram o Circuito da Poesia, passando pelas esculturas dos poetas e escritores presentes no Recife.
Orientados por dois guias de turismo da unidade, começaram pela Estação Central, onde fica localizada a escultura do cantor e compositor Luiz Gonzaga. Depois pelo Pátio de São Pedro, na escultura de Solano Trindade. Seguindo pela Praça da Independência, para conhecer a história do poeta Carlos Pena Filho. Foram ainda na Ponte Maurício de Nassau, local que fica a escultura do poeta Joaquim Cardoso. Também passaram pela Rua da Moeda para ver Chico Science.
O circuito, pela manhã, foi realizado com uma caminhada. Já à tarde, os alunos puderam conhecer o Recife por outro ângulo, a bordo de um catamarã. O passeio pelas pontes da cidade foi para conhecer a história dos poetas Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Capiba e Ariano Suassuna.
“A ação é o pontapé para o Projeto EJA Cidades: a leitura como tom de pertencimento de Pernambuco. A proposta do projeto é partir da prática para a teoria. Nesse sentido, os estudantes tiveram contato com a história dos poetas e artistas que fomentaram e fomentam a cultura pernambucana. Estudaremos agora outros registros históricos, geográficos e ambientais que são importantes para o estado”, explica Emanuelly Arco Iris supervisora pedagógica do Sesc Piedade.