O Sesc Ler Belo Jardim recebe nesta terça (03/07) o circuito de oralidades do projeto Arte da Palavra. Nesta edição, a unidade terá o prazer de receber dois grandes artistas alagoanos e promover um encontro inusitado, porém instigante. As apresentações serão realizadas no Laboratório de Autoria Literária e ocorrerão em dois momentos: às 15h30 e 19h30. A entrada é gratuita.
Já pensou em misturar poesia e rap com cordel e repente? Vitor Pirralho e Jorge Calheiros serão as estrelas da união intermídia intitulada “De repente, rap”, e prometem apresentar suas criações, misturando o que cada um tem de melhor. Vitor é rapper, Jorge, cordelista. Vitor Pirralho gravou dois CDs e já teve composições interpretadas por Ney Matogrosso e Zeca Baleiro. Jorge Calheiros tem mais de 100 cordeis publicados e decorados.
O evento que faz parte da Rede Sesc de Leitura, foi lançado em 2017 para passear por toda a cadeia da literatura. Três tipos de circuito compõem o projeto, são eles: Autores, Oralidade e Criação Literária. Durante todo o ano de 2017, quando o projeto foi para a rua, 48 municípios, de 13 estados foram percorridos. Cerca de 100 autores renomados integraram o Arte da Palavra, entre eles: Bráulio Tavares, ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil em 2009; Cintia Moscovich, vencedora do concurso de Contos Guimarães Rosa; e Rafael Gallo, vencedor do Prêmio São Paulo 2016.
O Sesc Ler Belo Jardim está localizado na Rua Pedro Leite Cavalcante, s/nº, no bairro Cohab II.
Sobre Vitor Pirralho – É professor de literatura brasileira e língua portuguesa, em sua atividade diária entrou em contato com a Antropofagia oswaldiana e encontrou no discurso do Manifesto a inspiração para suas músicas. A partir daí entra em cena o Vitor Pirralho, rapper que assume o princípio da devoração crítica da cultura inimiga, para assim aprimorar a sua própria cultura.
Discografia:
1- Vitor Pirralho e Unidade – Devoração Crítica do Legado Universal (2008)
2- Vitor Pirralho e Unidade – Pau-Brasil (2009).
Informações retiradas do site: https://www.facebook.com/pg/VitorPirralhoOficial/about/?ref=page_internal
Sobre Jorge Calheiros – Alfabetizado tardiamente, apenas aos 10 anos de idade, Calheiros desde então se apaixonou pelas palavras. Com a necessidade de ajudar a família desde muito pequeno, trabalhou na construção civil e marcenaria. Nesse meio tempo, mesmo com todos os percalços impostos pela vida, ele jamais perdeu a vontade de desenvolver sua própria produção poética. Escrevia, escrevia e guardava tudo, duvidando da qualidade do que era produzido. Jorge Calheiros foi agraciado em 2011 pelo Registro de Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV/AL) e é considerado uma das importantes referências brasileiras da literatura de cordel.
Serviço – Arte da Palavra
Data: 03 de julho
Horário: às 15h30 e 19h30
Local: Laboratório de Autoria Literária – Sesc Ler Belo Jardim
Gratuito
Informações: 81 3726-1576
Texto: Djeinyelle Marques – Dupla Comunicação