Incentivando a população sobre a importância da amamentação, este mês é marcado pela Campanha do Agosto Dourado. Os moradores de São Lourenço da Mata poderão aproveitar a passagem do projeto Colmeia Comunidade pela cidade para receber informações em palestra e participar de atendimentos de saúde gratuitos como consulta com clínico geral, teste de hepatite B e C, aferição de glicose e pressão arterial, e ainda de cidadania. A iniciativa é realizada pelo Sesc e acontece nesta sexta-feira (3/8) na Escola de Referência em Ensino Médio Conde Correa de Araújo, das 9h às 16h.
Na área de saúde, serão oferecidos teste rápido de colesterol, HIV, sífilis, orientação sobre hanseníase e tuberculose, avaliação físico-funcional e informação sobre a importância da prática esportiva e palestra educativa sobre amamentação. A Secretaria de Saúde do município levará para o evento atendimento com clínico geral e mastologista, com distribuição de 50 fichas para cada especialidade, e de ginecologista, com 40 senhas.
O público poderá participar de palestra sobre saúde bucal, escovação supervisionada e receber aplicação de flúor. Para isso, serão distribuídas 40 fichas. O Naphe orientará sobre as hepatites virais e realizará teste de hepatite B e C e o Hemope informará sobre o processo de doação de sangue e medula óssea. Além disso, serão dadas 40 fichas para as mulheres realizarem o exame citológico e 80 destinadas à mamografia. A Secretaria Estadual de Saúde estará presente no Colmeia com a Operação Lei Seca sensibilizando a população sobre o risco da combinação da direção com o álcool. Já a Faculdade Joaquim Nabuco levará serviços de nutrição e recreação para o projeto.
Esse é o terceiro ano que o projeto Colmeia é realizado em São Lourenço da Mata. “Estamos oferecendo mais de 30 tipos de serviços gratuitos para promover bem-estar e mais qualidade de vida aos moradores do município. Além disso, pretendemos aproveitar a Campanha do Agosto Dourado para chamar atenção para a importância da amamentação”, explica a gerente do Sesc Ler São Lourenço da Mata, Carla Brito. A expectativa é a de realizar mais de cinco mil atendimentos durante o dia.
A Secretaria de Defesa Social estará no evento emitindo 100 unidades da Carteira de Identidade, a partir da segunda via. Para retirar o documento é
necessário levar a original e a cópia da certidão de nascimento ou casamento e duas fotos 3×4. Já no Balcão de Direitos, os moradores poderão fazer a segunda via do registro de nascimento, casamento e óbito. Informações sobre o programa Bolsa Família e os serviços do Conselho Tutelar, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado em Assistência (CREAS), da Coordenadoria LGBT e Igualdade Racial, Criança Feliz e Carteira do Idoso serão passadas durante todo o dia.
A Celpe fará o cadastro da tarifa social e orientará em relação a débitos, ligação nova e parcelamento de dívidas. Informações sobre os Direitos Previdenciários e Assistenciais, simulação de contagem de tempo e agendamento dos benefícios poderão ser consultadas com o INSS. O Detran levará para o Colmeia os serviços do histórico do nada consta de multas, informações de pontuação da Carteira de Habilitação, emissão de taxas, consulta de gravames e atualização de endereço. Haverá ainda corte de cabelo masculino e feminino com o Senac, higienização da pele, oficina de maquiagem e atividades recreativas para as crianças.
Projeto – O Colmeia Comunidade começou a ser realizado no Recife em 2016 com quatro edições nos bairros do Alto José do Pinho, Ibura, Santo Amaro, Macaxeira. Em 2017, o projeto realizou de fevereiro a dezembro mais de 60 mil atendimentos gratuitos. A iniciativa passou pela Bomba do Hemetério, o Curado IV, Coque, Coelhos, Afogados, Santo Amaro e nas cidades de Gravatá, Paudalho, São Lourenço da Mata, Olinda e Itamaracá. O projeto conta com a parceria da TV Globo, do Senac, Hemope, Naphe, Secretaria Estadual de Saúde, INSS, Detran, Secretaria de Saúde e de Assistência Social, Compesa, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Faculdade Estácio FIR, Celpe, Nemawashi e Bazar do Cabeleireiro.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço:
Colmeia Comunidade – São Lourenço da Mata
Data: 3 de agosto
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Conde Correa de Araujo – Rua José de Alencar, nº 20, bairro Vila do Reinado
Horário: 9h às 16h