O espetáculo “Nordeste – A Dança do Brasil”, do Balé Popular do Recife, que faz um passeio pelas principais manifestações artísticas e culturais da região, como folguedos e autos natalinos, sobe ao palco do Teatro Santa Isabel nesta sexta-feira (15). A apresentação, que faz parte do Circuito Especial do Palco Giratório, tem início às 20h, integra a programação em Pernambuco neste mês de maio.
O público poderá conferir um espetáculo de cor, brilho e beleza, um retrato da riqueza cultural baseada na tradição da cultura popular nordestina. Danças típicas do Carnaval, do São João, do Natal, e expressões de origem afroameríndia compõem o trabalho, que marcou a consolidação da linguagem de dança que o Balé criou.
A direção geral é de Ângela Fischer e a direção artística e coreografias são assinadas por André Madureira. O elenco conta com a participação de Angélica Madureira, Joana Lima, Marcella Figueiras, Samantha Rúbya, Simone Santos, Tita Pereira, Adriano Silva, Renan Ramo, Anderson Vieira, Douglas Marques, Gustavo Rocha, Jefferson Arruda, Márcio Nascimento e Marconi Stylebrasil. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.
O Balé Popular do Recife foi fundado em 1977. Surgiu com a proposta de criar uma dança nacional, baseada nos folguedos, manifestações e saberes tradicionais da cultura popular nordestina. O diretor André Madureira criou um método original, batizado de Brasílica. A trajetória do grupo é de quase 40 anos e conta com cinco espetáculos completos. Além de turnês nacionais e internacionais, com destaque para uma residência de três meses na França em 1988 e a participação no projeto Mambembão do Sesc Nacional, também na década de 1980.
A programação completa pode ser conferida no endereço http://sesc-pe.com.br/hotsites/2015/palco-giratorio/