Durante três dias, crianças e adultos vão poder vivenciar atividades culturais ao ar livre e gratuitamente em Poção, no Agreste de Pernambuco. De 18 a 20 de setembro, o município vai promover, em parceria com o Sesc, a primeira edição do Festival de Juventude, Cultura e Gastronomia de Poção. Vão se apresentar grupos locais de dança, música e teatro em uma programação que vai acontecer no TeatroSesc, que ficará na Praça da Igreja Matriz, no Centro de Poção.
Essa unidade móvel circula pelas regiões pernambucanas com estrutura de palco camarim, armário, equipamentos de som e áudio, entre outros componentes. “É um instrumento que permite estar mais perto das pessoas, integrada aos espaços públicos, dando vida à cidade e trazendo grade artística de qualidade”, avalia a coordenadora do TeatroSesc, Naruna Freitas. No dia da abertura, terça-feira (18/09), estudantes de escolas públicas farão contações de história, seguida de declamação de poesias e cordel do Sesi. A terceira atividade da noite é uma ode ao bailado, dança alemã já frequente na região, com apresentação do grupo infantil da Caritas Diocesana Cruzeiro de Poção. Ainda no dia 18, aproximadamente 15 crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos levarão o samba de coco para o público, e poetas do Grupo Ponto da Poesia farão declamações e cantorias com viola.
Na quarta-feira (19), quem inicia a programação são as bandas de fanfarra Monsenhor e Municipal. Elas farão um cortejo, junto com sambas de coco, saindo às 17h do Cruzeiro com destino até o TeatroSesc. Em seguida, o Centro de Criação Galpão das Artes, da cidade de Limoeiro, sobe ao palco para apresentar “O Peru do Cão Coxo”. O espetáculo é inspirado no texto de Ariano Suassuna, que fala sobre amores e trapaças que acontecem em Taperoá. Quem encerra a noite é a cantora Ágda Moura. A jovem apresenta show autoral que une poesia e música mesclando elementos e ritmos variados para retratar a vida nordestina.
O último dia de programação será aberto com as artes cênicas. O grupo Teatro de Retalhos, de Arcoverde, vai encenar “Malassombros – Contos Além do Sertão”, com causos assustadores presentes no imaginário do brasileiro contatos por Dona Nina. Depois, haverá apresentação de pastoril do grupo da terceira idade da Cáritas Diocesana Cruzeiro de Poção. Encerrando a programação, o músico, contador e poeta Alexandre Revoredo vai mostrar seu mais recente trabalho, “Revoredo”, que traz músicas autorais.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Texto: Dupla Comunicação