12Nesta quarta (12/9), o Sesc Ler Belo Jardim realiza mais uma edição do projeto Arte da Palavra, no Circuito de Autores, que tem a proposta de valorizar e divulgar autores. Na ocasião, ocorrerá o encontro de dois escritores brasileiros: Joca Terron e Douglas Diegues. Eles prometem um bate-papo especial sobre literatura e os processos de criação. A programação é gratuita.
A conversa terá mediação de Rosilma Silva e será realizada em duas oportunidades: às 15h30, na Escola Técnica Edson Mororó Moura, localizada na Rodovia BR – 232, e às 19h30, na Sala de Música da Unidade, que fica na Rua Pedro Leite Cavalcante, s/n, no bairro da Cohab II.
João Carlos Reiners Terron ou simplesmente Joca Terron nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso, em 1964. É poeta, prosador e designer gráfico. Escreve contos, romances e poesias. Entre suas produções, estão: “Não há nada lá”, “Curva de rio sujo”, “Guia de ruas sem saída”, “Noite dentro da noite” e “Do fundo do poço se vê a lua”, este último reconhecido no principal prêmio literário brasileiro, na categoria Melhor Romance, do prêmio Machado de Assis, oferecido pela Academia Brasileira de Letras.
Parceiro de conversa de Joca no Circuito, Douglas Diegues é do Rio de Janeiro, fotógrafo profissional e amante da poesia. Ele é co-autor do estudo que é considerado um dos mais sérios sobre as poéticas de povos indígenas do Brasil. Entre as suas obras, destacam-se “Gusto Andar Desnudo por Estas Selvas”, “Uma Flor na Solapa da Miséria”, “El Astronauta Paraguayo” e “La Camaleoa”.
Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras – o projeto foi lançado em março de 2017 para atuar em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, estimulando a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações, a fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Três tipos de circuito compõem o projeto: Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores; Oralidade, com apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas literárias de diferentes temáticas para o exercício da prática da escrita literária e formação de leitores com maior bagagem literária.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço: Arte da Palavra
Data: 12 de setembro
Local: às 15h30, na Escola Técnica Edson Mororó Moura / às 19h30, na Galeria de Artes da Unidade, que fica na Rua Pedro Leite Cavalcante, s/n, no bairro da Cohab II
Informações: (81) 3726-1576
Programação: Gratuita
Texto: Dupla Comunicação