Utilizando a arte popular em prol da educação, o Sesc Casa Amarela promove, na próxima sexta-feira (23/11), mais uma edição do projeto Ciranda da Gente com um grande encontro musical na Escola Estadual Padre João Barbosa, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Na Semana da Consciência Negra, a iniciativa traz apresentações de artistas como Lucas e a Orquestra dos Prazeres, Bloco Afro Raízes de Quilombo, Cannibal e Boi Quebra Coco. O evento é gratuito e tem início às 15h.
“Nesta edição, trazemos artistas reconhecidos por suas raízes centradas na cultura pernambucana. O fato de ser em uma escola pública é muito importante para ampliar o contato dos jovens com a música de qualidade, que tem um caráter transformador”, ressalta a professora de Artes do Sesc Casa Amarela, Cristina Barbosa.
O primeiro a se apresentar é o cantor, produtor e arranjador Lucas dos Prazeres. Com 24 anos de carreira e uma obra dedicada à cultura popular, o multiartista já fez parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Chico César e Lucy Alves. Depois, o Bloco Afro Raízes de Quilombo, que é formado por crianças e adolescentes do Morro da Conceição, traz a força dos ritmos de origem africana.
Em seguida, vem o cantor e compositor Cannibal, do Devotos, que levou para os palcos do Brasil e do mundo o rock produzido na periferia do Recife. Por fim, o Boi Quebra Coco da Xambá, de Olinda, faz uma mistura de música e dança baseada na cultura popular. Fundado em 2015, o grupo realiza mensalmente cortejos pelas ruas na comunidade Xambá, tendo como referência a brincadeira popular do boi.