Com inspiração na estética surrealista, entrou em cartaz na última sexta-feira (23/11), na Galeria Ronaldo White, do Sesc Garanhuns, a exposição “Sereia é Mulher. E a Outra Metade, o que Ela Quiser”, do artista pernambucano Java Araújo, que celebra o universo feminino a partir do mito das sereias. A mostra segue até o dia 1º de março e a visitação pode ser feita nas segundas, quartas e sextas, das 9h às 18h, e nas terças e quintas, das 13h às 21h. No mês de janeiro, será de segunda a sexta, das 9h às 18h.
A entrada é gratuita. O público poderá conferir mais de 20 pinturas do artista, em que ele utiliza técnicas mistas e algumas intervenções. Para compor seus trabalhos, Java teve como inspiração a obra “Invenção Coletiva”, do pintor belga René Magritte, representante do movimento surrealista.
Na composição das peças, o artista contou com as redes sociais. Em sua página no Facebook, Java lançou para as mulheres a enquete “Se você fosse uma sereia, qual seria a sua outra metade?”. As pinturas foram pensadas a partir das respostas coletadas. “Ultimamente tenho me voltado para este universo surrealista, mas sempre carregando com tinta forte a problemática social, o mundo em que estamos vivendo”, explica o artista.