O espetáculo “Um minuto pra dizer que te amo”, do Matraca Grupo de Teatro, do Sesc Piedade, foi um dos vencedores do Prêmio Cenym. A produção, que aborda o Mal de Alzheimer, ganhou troféu por ser o melhor elenco, maquiagem e trilha sonora do Brasil neste ano. O título é apresentado pela Academia de Artes no Teatro do Brasil e é o primeiro específico da linguagem.
“É uma honra essa conquista, que não é só minha. É de todo mundo que participou desde a concepção do espetáculo”, afirma o diretor da peça, Rudimar Constâncio. Foram premiados Carlos Lira, Célia Regina, Vanise Souza, Douglas Duan, Marinho Falcão e Lucas Ferr, como elenco; Samuel Lyra, pela trilha sonora, e Vinicius Vieira, pela maquiagem e visagismo.
No palco, o universo de duas mulheres: a mãe de Lúcio e Amélia, uma cuidadora contratada, que, por meio da música, criou pontes capazes de trazer de volta as lembranças da mãe de Lúcio. Ao mesmo tempo, acontece o encontro de pai e filho, no mesmo espírito de amor e respeito. Os personagens entram em uma aventura lúdica em busca das melhores lembranças e se deparam com conflitos e a certeza de que só o amor transforma a adversidade da doença.
A montagem foi produzida em um processo colaborativo com o método Viewpoints, envolvendo seis pessoas com diferentes pontos de vista sobre a peça. O trabalho resultou na escolha de 12 cenas. São elas: “O silêncio de Deus ou fim que vira começo”, “À espera da barca…”, “Maria Guida, hoje e amanhã”, “O menino”, “A elevação do Alzheimer”, “Reminiscência”, “Morrendo a cada segundo, ou o voo dos vaga-lumes”, “Delírio e morte”, “A barca da vida”, “Delírio e mentira”, “Das estrelas ou preciso de um céu” e “O fim”.