Roda-pião, mané-gostoso e perna de pau. Com a proposta de resgatar essas e outras brincadeiras tão comuns nos tempos pré-digitais, o Sesc Casa Amarela recebe na próxima sexta-feira (1º/2) a mostra “Brinquedos do Brasil: Uma invenção de muitas mãos”. Até o dia 8 de março, o público poderá conferir e recordar brinquedos artesanais de todas as regiões do país, com atividades interativas. Neste fim de semana, haverá também palestras e oficinas. A visitação é gratuita e estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto é resultado de uma pesquisa elaborada pela psicóloga Adriana Klisys, que percorreu o Brasil para conhecer o trabalho de bonequeiros de diferentes lugares e avaliar de que forma esse ofício pode contribuir para a educação dos mais jovens.
Marcando a abertura da exposição, que acontece na sexta-feira, às 18h30, no sábado, das 8h às 12h, a psicóloga Adriana Klisys ministra a palestra “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los?”. Depois do encontro, ela lança o livro “Brinquedos do Brasil: Uma invenção de muitas mãos”, em que discute a importância da ludicidade na Educação Infantil.
A exposição terá dois espaços, na Galeria de Artes e na biblioteca da Unidade. Entre as peças que serão expostas, estão marionetes, carros e caminhões feitos de madeira ou ferro e outros objetos, divididos em grupos de acordo com as regiões do país que representam. Além disso, a ação vai contar com um espaço interativo, onde o público poderá utilizar os brinquedos e participar de atividades lúdicas. Para agendar visitas em grupo, é preciso entrar em contato pelo telefone (81) 3267-4410.