Com um aporte de R$ 6 milhões, a cidade de Arcoverde ganhou nesta quarta-feira (30/1) o Centro Educacional Professora Maria Vitória Lima dos Santos. O novo espaço de educação do Sesc é baseado nas competências do Século 21 e voltado ao estímulo da integração tecnológica, das demandas de trabalho e preservação do meio ambiente. A inauguração foi comandada pelo presidente em exercício do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, que na ocasião também abriu a Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado. Marcaram presença na solenidade diretores, gerentes e funcionários do Serviço Social do Comércio do estado.
“Receber um equipamento como este em Arcoverde nos emociona e traz a esperança e garantia de uma educação de qualidade para os alunos da cidade”, comemora a gerente do Sesc Arcoverde, Águida Cardeal.
O Centro Educacional começa funcionar em fevereiro com turmas dos ensinos Infantil e Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso preparatório para o Enem. Sua estrutura possui sala Maker que permite a prática do “faça você mesmo” e conta com laboratórios de robótica, informática e de línguas. Além disso, dispõe de um Ateliê das Artes e Brincadeiras, uma Ludoteca e a Biblioteca José Lins do Rego. Todas as atividades que serão desenvolvidas no prédio terão o conceito da sustentabilidade.
Na Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado, que fica no antigo espaço da biblioteca, entra em cartaz a exposição “Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana”, retratando a história da Mostra de Música Leão do Norte, um projeto do Sesc. A visitação poderá ser feita gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.