O processo de criação de um livro requer cuidado e muita atenção. Tudo começa pela ideia, depois vem a pesquisa, a escrita, a edição, a ilustração, a produção da capa e a finalização. Parece minucioso e difícil, mas uma turminha do Sesc Caruaru está com a mão na massa para produzir seus próprios livros e provar que é possível. A ação faz parte do projeto “Meu primeiro livro”.
Com idades entre 5 e 6 anos, 25 estudantes do Pré-III da Unidade estão trabalhando as técnicas básicas repassadas pelos professores. Eles contarão sua história, farão a ilustração, a capa e os marcadores. Com tema livre, as produções abordam os mais diversos assuntos. “O sistema solar”, “A amizade” e “A nuvem” são alguns dos títulos.
“O processo já foi iniciado e como os estudantes ainda são pequenos, nosso objetivo é estimular neles o gosto pela escrita e o aprendizado da leitura livre”, explica o bibliotecário da Unidade, Mário Fernandes. Os livros estão todos sendo confeccionados com técnica de cartonaria, em papel reciclado e papelão reaproveitado, de acordo com o programa ECOS de sustentabilidade, que tem a missão de planejar, propor e apoiar ações que induzam a prática da sustentabilidade. O lançamento do material produzido pelas crianças será realizado no dia 17 de abril, em comemoração ao Dia do Livro Infantil, celebrado no dia seguinte, 18.
Dia do Livro Infantil – Nesta data também é comemorado o aniversário do escritor Monteiro Lobato, reconhecido pelo público infantil e outras gerações pela criação de personagens que marcaram a infância de muita gente, tais como Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço: Projeto “Meu primeiro livro”
Local: Biblioteca Álvaro Lins – Sesc Caruaru – Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Bairro Petrópolis
Período: até 17 de abril
Informações: (81) 3721-3967
Texto: Dupla Comunicação