Com temas que abrangem questões sociais, empoderamento feminino, contemporaneidade, engajamento social e político, memórias e cotidiano, as exposições em cartaz no Sesc Pernambuco convidam o público a diferentes experimentações e reflexões acerca do mundo em que vivemos.As visitações são sempre gratuitas, com mediação educativa, e podem ser agendadas diretamente com o setor de cultura das unidades. Neste mês, há opções em Casa Amarela e Santo Amaro, no Grande Recife; Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Triunfo e Petrolina, no Interior.
Nosso Oficio, em Casa Amarela, registra as atividades profissionais de rara presença nos centros urbanos nos dias atuais: o bodegueiro, a circense e o relojoeiro. As fotos e curadoria são dos pernambucanos Victor Jucá e Séphora Silva. A galeria Corbiniano Lins, em Santo Amaro, traz as memórias afetivas da artista Ezilda Goiana. Já as memórias de brincadeiras infantis do artista Diogo Magalhães estão em Onde eu guardo minha infância. A exposição pode ser conferida em Garanhuns.
A mulher está no centro das discussões nas exposições Leia-se Elas, A mulher na literatura, de Clodoaldo Turcato, em cartaz no Sesc Caruaru, e Sereia é Mulher. E a outra metade, o que ela quiser, de Java Araújo, no Sesc Arcoverde.
A gravura de Lasar Segall pode ser apreciada na Fábrica de Criação Popular, em Triunfo. Com um acervo composto por 35 obras, a mostra faz parte do projeto ArteSesc e apresenta a vida e a obra do artista, famoso, principalmente, por suas pinturas, que retratam os movimentos Impressionista e Expressionista. A exposição possui a curadoria do Sesc nacional e do Museu Lasar Segall.
Já Petrolina recebe as obras do Unico, Salão Universitário de Arte Contemporânea. Voltado para estudantes universitários de quaisquer instituições de Ensino Superior de Pernambuco, o projeto oportuniza espaço para difusão e reflexão sobre a produção artística universitária estadual , após processo seletivo, realizado por uma comissão curatorial ligada às artes visuais, os aprovados expõem suas obras nas galerias do Sesc PE e recebem incentivo para cada projeto.
Rede – Com 16 espaços entre galerias de arte, ateliês, museu e espaços expositivos, o Sesc PE tem sempre uma boa opção para o público. A mediação cultural e a acessibilidade são eixos do trabalho das artes visuais desenvolvidas em exposições de artes, intervenção urbana, performance e visitas mediadas, acionados por meio de técnicas variadas, entre elas, a pintura, o desenho, a gravura, a escultura, a fotografia, a instalação e os multimeios.