Sentimentos que permeiam a vida das mulheres e atravessam gerações. É essa a temática central do espetáculo “(H)estórias mínimas”, que volta ao palco do Teatro Marco Camarotti para três apresentações gratuitas: nos dias 10 e 11 de abril, às 19h30, e no dia 17, às 15h. A peça é encenada por atrizes e atores da terceira idade do Coletivo de Teatro Bárbara Idade, do Sesc Santo Amaro.
Com direção de Rodrigo Cunha, a montagem leva ao palco uma reflexão sobre sentimentos comuns que atravessam gerações como o medo, a injustiça, felicidade e saudade. No enredo, uma grande trama de narrativas não oficiais de mulheres e suas trajetórias de vida. Canções poéticas que marcaram a vida e a história dos integrantes do grupo formam a trilha sonora, colocando no palco elementos que somam o real e o autobiográfico.
Criado em 2007, no Sesc Santa Rita, o Coletivo Bárbara Idade é formado por 15 idosos com mais de 60 anos. Com aulas, às quartas e sextas, pela manhã, eles aprendem de técnicas de jogos teatrais a pesquisas para a construção dos espetáculos. Na trajetória do grupo, estão os espetáculos “O mar, o tempo e Cecília…” (2007), “Hora de Ascenso” (2010) e “Alumbramento Bandeira” (2013).
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço – (H)estórias Mínimas
Data: 10 e 11 de abril, às 19h30; 17 de abril, às15h
Entrada: gratuita
Local: Teatro Marco Camarotti – Rua Treze de Maio, nº 455
Informações: (81) 3216.1728