De 19 a 21 de novembro, o Teatro Geraldo Barros, recebe a Mostra José Rabelo de Vasconcelos. A iniciativa, promovida pelo Sesc Arcoverde, homenageia o artista, que exaltou a Literatura Sertaneja, e foi poeta, advogado, professor, escritor e ex-seminarista. A programação é aberta ao público e terá início às 19h.
No dia 19, a primeira mesa redonda traz como temática “Conversando sobre Rabelo”, com os professores Antônio Inocêncio Lima e Janice Cavalcanti, e o poeta e escritor Ésio Rafael. Já às 20h30, entra em cartaz a exposição “Linha do Tempo”, com um breve histórico das ações ocorridas durante este ano no Laboratório.
No dia seguinte, 21, é a vez da palestra “Reconhecendo a Produção Literária de Rabelo” e a exibição do documentário “Eu, José Rabelo de Vasconcelos”, de Rodolfo Araújo. O encerramento da noite será com o show poético musical “Ebulição”, com Luciana Rabelo, Rogê Victor e Cleto Campos. O último dia traz na programação a leitura dramatizada “O Julgamento dos Oferecidos”, com texto de José Rabelo e Nino Honorato e direção de Miro Carvalho.
O artista – José Rabelo de Vasconcelos nasceu na cidade de São José do Egito, no ano de 1932 e faleceu em 2003. Formou-se como bacharel em Direito, pela Faculdade de Caruaru-PE. Fez o curso de pós-graduação em Linguística e Literatura de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Pernambuco, e de Línguas Neolatinas pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi professor de Latim e de Língua Portuguesa, além de exercer a atividade de advogado criminal no estado de Pernambuco. Além disso, fundou a revista Peleja, especializada no gênero cantoria.