Reforçando seus valores institucionais e seu compromisso com a sustentabilidade, o Sesc Pernambuco promoveu diversas ações para comemorar a Semana do Meio Ambiente. A consciência e o hábito sustentável é realidade na Instituição há alguns anos, com promoção de atividades para alunos, funcionários e o público em geral.
No Grande Recife, o Sesc Santo Amaro deu o pontapé inicial trazendo à unidade o artista Rafa Mattos, que tratou d a preocupação com o meio ambiente em seus trabalhos, além de deixar grafitado o símbolo de suas obras, um regador. Ainda houve oficinas, exibição de filmes, apresentações musicais e gincanas na Unidade.
O Sesc Casa Amarela realizou uma plantação de girassóis com os alunos do 1º ano da Educação Infantil. Para isso, os pequenos tiveram aulas sobre as plantas e os cuidados com a preservação do planeta.
Em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, a programação englobou temas como cinema, culinária e agricultura. O destaque vai para a turma da EJA que participou de uma “Conversa com Chá”, momento para dialogar sobre a importância do Meio Ambiente. Além disso, os alunos participaram de revitalização da sementeira, cultivaram plantas medicinais e tiveram uma oficina de horta vertical.
Em Goiana, O Sesc e catadores de materiais recicláveis realizaram ações educativas com o público que passa pela Unidade para conferir o Festival de Quadrilha da Globo. Todas as noites, dez profissionais recolhem resíduos produzidos pelo evento. Até o momento, 130kg de materiais foram recolhidos.
O Sesc Ler São Lourenço da Mata promoveu atividades educativas em parceria com a Compesa. Na programação, oficina de reciclados e de aproveitamento de alimentos. Os pequenos participaram de uma contação de histórias e aula de inglês sobre o uso consciente da água. Os alunos ainda visitaram uma Usina Solar.
No Agreste, o Sesc Caruaru teve uma programação intensa com os alunos da Educação infantil e Fundamental. Entre as atividades e conversas, estavam plantação de horta, coleta seletiva e confecções de brinquedos com resíduos sólidos reaproveitados e instrumentos musicais com materiais recicláveis, além de debates sobre poluição das águas e o perigo dos agrotóxicos para abelhas. A Unidade também realizou ações sobre o descarte correto do lixo, uso responsável da água, contação de histórias e exposição de ecopeças.
O Sesc Ler Belo Jardim realizou uma oficina de reaproveitamento de garrafas para confecção de bonecas com o grupo de idosos. Quem também movimentou o grupo de assistência foi o Sesc Ler Buíque que preparou uma oficina de velas e uma roda de conversa sobre logística reversa. Em Arcoverde, os alunos participaram de uma oficina para construção de sanfonas com materiais recicláveis. Os pequenos usarão as confecções em apresentações escolares.
O destaque vai para Surubim, que realizou o primeiro Seminário de Sustentabilidade, abordando temas relacionados a questões ambientais, decorrentes do descarte de lixo ou resíduos sólidos. O projeto contou palestras de Tião Santos, Rafa Mattos e Davi Fantuzzi. Ainda houve um debate sobre práticas sustentáveis e apresentação do espetáculo “A Semente da Vida”.
No Sertão, o Sesc Ler Bodocó promoveu uma aula de campo com os alunos do 4º e 5º ano e do grupo de jovens, que visitaram a Pedra do Claranã, ponto turístico da cidade. No local, todos foram orientados sobre os cuidados com o Meio Ambiente. Ao final, foi realizada uma gincana com o objetivo de recolher o lixo deixado por turistas no local. O Sesc Ler Araripina realizou a primeira feira agroecológica em parceria com a ONG Chapada. No clima de São João, a ocasião contou com sanfoneiro e apresentação do grupo “Sementes Sonoras”. Além disso, a Unidade também será o ponto de coleta da ação sustentável Papa Pilha. A culinária também ganhou espaço na programação, com exposição de pratos nos quais os alimentos foram aproveitados integralmente a exemplo de bolo de casca de banana, casca de laranja cristalizada.
Assim como em Goiana, o Sesc Arcoverde realizou uma capacitação com catadores de materiais recicláveis que irão atuar nas festas juninas da cidade. A formação também foi conduzida pela gerente de Educação em Saúde e Sustentabilidade Ambiental, Elisabete Lacerda. Em Petrolina, o grupo de idosos Novo Horizonte participou de oficina em que se utilizou garrafas descartáveis para produzir aromatizador de ambiente.