O Sesc e a Fundarpe, em parceria, oferecem uma programação com atividades artísticas que serão realizadas durante o período da 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. As ações, todas gratuitas, vão acontecer de 18 a 26 de julho em vários pontos da cidade e incluem dança, música, artes plásticas e literatura.
Nas artes visuais, o público poderá conferir uma programação que inclui duas exposições que entram em cartaz na Galeria de Artes Ronaldo White, na quinta-feira (18/07): ArteSesc “Um outro eu mesmo”, concebida a partir do projeto “Sesc Confluências: arte em intercâmbio” realizado no período de 2015/2016 em seis estados do país; e “A Gravura de Lasar Segall”, uma coleção de 35 gravuras entre ponta-seca e xilogravuras, realizadas pelo artista entre 1913 e 1930 e reimpressas pelo Museu Lasar Segall, em São Paulo. Também haverá apresentação do Circuito de Performance “Terra Estranha”, com Clóvis Teodorico e Letícia Barbosa, nos dias 21 e 22, e Roda de Conversa com a presença de Valquíria Farias (PB), sempre às 18h.
Na linguagem de literatura, o ponto central das atividades será a Praça Souto Filho, onde será montada a Praça da Palavra. Nela, serão realizadas leituras, conversas entre autores, lançamento de livros e autógrafos, todos os dias, a partir das 18h50. Já o projeto Guarda Poesia vai levar declamadores pernambucanos para circular em vários pontos da cidade de 22 a 26/07. Conectando-se a outras possibilidades, a biblioteca móvel BiblioSesc estará em duas comunidades quilombolas de Garanhuns com rodas de histórias para crianças e empréstimos de livros. A unidade estará nos dias 22 e 23 em Estivas, e de 24 a 26 no Castainho.
A música e o teatro ganham destaque no pátio externo do Sesc com apresentações sempre às 16h. Na segunda-feira (22), o Sonora Brasil traz “A Música dos Povos Originários do Brasil”, com os grupos Guarani Mibya e Kaigang, ambos do Rio Grande do Sul. Na terça (23), é a vez do espetáculo “Criando Peixes no Bolso”, do Grupo Mundaú de Experimentos Cênicos do Sesc Garanhuns; na quarta (24), tem a Cavalhada Tamboril de Arcoverde; na quinta (25), o Coral Vozes das Colinas; e na sexta (26), o Grupo Harmonia de Flautas, também do Sesc Garanhuns.
O Salão Jaime Pincho recebe nos dias 19 e 20 o seminário “Arte Contemporânea em Perspectiva”. Serão duas mesas por dia, sempre às 10h e às 14h. O seminário vai contar com a participação de Myriam Taubkin (SP), João Cezar de Castro Rocha (RJ), Galiana Brasil (PE/SP), Kleber Mendonça (PE), Márcio Abreu (PR), Ângelo Monteiro (PE), Mariana Pimentel (RJ) e Joana D’Arc Lima (PE).
O Jaime Pincho também será o palco das artes cênicas, de domingo (21) a sexta (26), sempre às 17h. A primeira performance será de Flávia Pinheiro (PE), com “Antílope” (dia 21). Na sequência tem a Cia DançUrbana (MS), com “Poracê: O Outro em Nós” (dia 22); Dual Cena Contemporânea (SP), com “Estudo para Epifânia” (dia 23); Jan Macedo (RN), com “Fragmento de amor em casa”, e Sérgio Galdino (PE), com “Abaixo do Equador”, (dia 24); Entre Nós Coletivo (PE), com “Querendo…” (dia 25); e André Jabor (RJ), com “A Rainha e o Lugar” (dia 26).
Haverá ainda números performáticos no Parque Euclides Dourado, nos dias 23 e 26. Na terça (23), às 15h30, o grupo Três em Cena (GO) apresenta “Desvios Tático-Estratégicos para sobreviver à vida Urbana”. Já os grupos King on the Beats (PE/GO), Step Evolution (PE) e artistas locais mostram, na sequência, uma “Ação Interação Estética”. Na sexta (26), será a vez do Studio Viégas de Dança (PE) apresentar a performance “Entre Ruas”, também às 15h30.
A programação de Interações Estéticas inclui apresentações de Flavia Pinheiro (PE) e Kleber Cândido (PE/SP), no Salão de Dança do Sesc (dias 22 e 23); dos grupos Três em cena (GO) e King on the Beats (PE/GO), de 21 a 23, no Parque Euclides Dourado; e do Studio Viegas de Dança (PE) e Jan Macedo (RN), de 24 a 26, no Salão de Dança do Sesc. Nos dias 23, 24 e 25, Sérgio Galdino (PE) realiza a oficina de Dança Moderna, no Espaço Bailarte, que fica na Rua Ernesto Dourado, 620, no bairro Heliópolis.
E no Espaço Colunata, na quarta-feira (24/07), onde fica o Palco da Cultura Popular, acontece o tradicional Cortejo de Manifestações Populares que vai contar com a participação da Cavalhada Tamboril (Arcoverde), Junina Pé na Roça (São João), Grupo Cultural Raízes do Nordeste (Paranatama), Quadrilha Luar do Sertão (Brejão), Junina Arrocha o Nó (Saloá) e Quadrilha Os Filhos de Lampião (Correntes). Cada uma delas terá um momento de apresentação ao público, numa festa de cores, sons e ritmos tipicamente nordestinos.
“A programação do Sesc em parceria com a Fundarpe tem o objetivo de inserir o público que visita Garanhuns durante o Festival de Inverno no universo de diversas as manifestações culturais, fazendo com que conheça não só as características da dança, teatro, música, literatura e artes plásticas, mas também dos grupos e profissionais das artes que realizam apresentações cheias de emoção”, afirma Ivânia Barros, gerente do Sesc Garanhuns.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academia, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.