O desenvolvimento do comportamento empreendedor no indivíduo deve ser trabalhado desde muito cedo e a escola é um dos pontos de partida neste processo. Sabendo da importância de levar conhecimento sobre empreendedorismo a crianças, jovens e adultos, o Sesc Arcoverde realizou a III Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que contou com a participação de 300 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamenta e EJA.
Com a temática “Empreendedorismo na escola é um convite à mudança cultural”, os estudantes foram divididos em salas e em stands montados na quadra e nos corredores, cada uma dela correspondendo a uma loja. Essas pequenas empresas refletem o planejamento seguido por cada grupo durante o semestre letivo, que teve de pensar nos serviços que seriam oferecidos.
Entre os produtos oferecidos estavam peças de artesanato, objetos de decoração recicláveis, temperos naturais, ervas aromáticas, brinquedos ecológicos, além da ala gastronômica. “Nosso objetivo é estimular a criatividade e o pensamento crítico dos nossos estudantes para que eles possam não só sonhar, mas ter a vontade de realizar seus sonhos”, explica Maria Adrianna Freitas e Silva, professora da Educação Infantil do Sesc Arcoverde.
Toda a ação foi aberta ao público, que contou com aproximadamente duas mil pessoas entre parentes das crianças, estudantes de escolas municipais e estaduais, além do público em geral.