Amargando a parcela mais afetada pelo desemprego no Brasil, os jovens são o público-alvo da segunda edição do Encontro da Juventude, que o Sesc Casa Amarela vai promover durante agosto. A iniciativa vai acontecer todas as terças-feiras do mês, das 13h30 às 17h, com atividades gratuitas, na unidade.
O tema central de todas as atividades é o empreendedorismo e as ações são direcionadas para jovens com idade entre 15 e 29 anos. “Diante desse cenário de subaproveitamento desses jovens, queremos estimular a criatividade deles, levar informação de mercado e atividades de qualificação”, comenta a assistente social do Sesc Casa Amarela, Geane Carvalho.
A Semana, que tem parceria com o Sebrae, Secretaria Executiva da Juventude do Recife, Senac e Faculdade Estácio de Sá, terá início no próximo dia 6. Durante a tarde, haverá rodas de conversas com os temas “Como o jovem pode se tornar empreendedor” e “O mercado de trabalho para o jovem no Recife”.
Na terça-feira seguinte (13), o dia será dedicado às capacitações. São 20 vagas para cada três capacitações: corte estilizado, customização de roupas e delícias gourmet. Além das formações, os interessados em aprender a administrar sua renda vão poder participar também de um momento de consultoria financeira.
A programação do dia 20 de agosto se volta a discutir a identidade cultural como elemento fundamental para o desenvolvimento local. A temática “Empreendedorismo Cultural: como articular a identidade cultural e o caráter empreendedor na busca por um desenvolvimento local?” vai reunir Sandra Tuxá e Aline Pajeú, representantes do povo indígena Tuxaua. A ideia é provocar nos jovens o reconhecimento e defesa de sua essência cultural a partir da vida e luta dos indígenas.
Encerrando o mês de atividades, o Sesc vai receber no dia 27 uma feira de profissões, com o objetivo de compartilhar a experiência de estudantes e profissionais atuando em diversas áreas do mercado de trabalho, como Biomedicina, Farmácia, logística, automação e direito.
Grupo de jovem – Com a proposta de acompanhar e contribuir para o desenvolvimento dos jovens, o Sesc Casa Amarela está com inscrições abertas para o Grupo Jovens Sonhadores. Com encontros semanais, os adolescentes participam de palestras, atividades recreativas, esportivas, culturais e profissionalizantes gratuitamente. As inscrições acontecem na unidade.
Gratuidade – durante o mês de agosto, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Serviço – Semana da Juventude
Data: dias 6, 13, 20 e 27 de agosto
Hora: 13h30 às 17h
Valor: gratuito
Inscrições: Sesc Casa Amarela (Av. Norte Miguel Arraes, 4490. Mangabeira)
Informações: 3267.4416
Texto: Dupla Comunicação