De acordo com projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o futuro do Brasil terá uma população em sua maioria idosa. Mas, até lá, como proporcionar mais qualidade de vida, bem-estar e autonomia para a terceira idade no presente e garantir esses direitos no futuro? O Fórum do Envelhecimento, organizado pelo Sesc Pernambuco, chega em sua primeira edição para fortalecer o protagonismo desse público. A ação acontece nos dias 8 e 9, na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). As entradas custam R$ 40, com desconto de 50% para comerciários, dependentes, idosos e estudantes.
O encontro apresenta ações voltadas para o autocuidado com palestras sobre políticas públicas e oficinas direcionadas aos idosos, estudantes e profissionais de diversas áreas envolvidas com esse segmento. Entre as atividades, estão aulas de Mat Pilates, jogos de memória, teatro, yoga, percussão e meditação. Todas guiadas por profissionais do Sesc.
As apresentações culturais serão realizadas pelos grupos de idosos das unidades do Sesc do Grande Recife. Os participantes têm a oportunidade de vivenciar coral, pastoril e muito mais. Além disso, o premiado espetáculo Um Minuto Para Dizer Que Te Amo, dirigido pelo gerente do Sesc Piedade, Rudimar Constâncio, é encenado no dia 8. A narrativa aborda de forma poética e contemporânea o Mal de Alzheimer.
Para a coordenadora de Assistência à Juventude e à Terceira Idade do Sesc Pernambuco, Mônica Regina Buarque, o fórum é uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado com o idoso pela entidade. “Queremos promover um espaço de discussão sobre o envelhecimento saudável, com propositivas de promoção da sua autonomia e participação efetiva na sociedade”, completa.
Confira a programação completa e leve-a com você. Clique aqui.