O Sesc Casa Amarela realiza, na próxima sexta-feira (30), o Projeto Ciranda da Gente: um encontro entre Lia de Itamaracá e a Ciranda Dengosa, de Água Fria, que tem como mestra Cristina Andrade. A programação começa a partir das 20h, no Pátio de São Pedro, Centro do Recife.
Com apoio da Prefeitura da Cidade, o objetivo é fazer com que o Ciranda da Gente ocorra toda última sexta-feira de cada mês. Na estreia, a Ciranda contará apenas com apresentação musicais, mas a partir de junho, o projeto irá oferecer atividades formativas como: mini oficinas, exibição de acervo audiovisual, momentos de intercâmbio entre os mestres cirandeiros, performances e mini concertos, todas gratuitas.
“A meta é promover mensalmente uma atividade de formação seguida da apresentação musical de dois grupos de ciranda, a cada evento. A atividade de formação é uma ação de desenvolvimento artístico e cultural que visa integrar o público com o universo cultural da ciranda através de atividades previamente planejadas”, explica Maria Cristina Barbosa, professora de artes do Sesc.
Sobre o Projeto – O Ciranda da Gente representa o compromisso com a solidificação de uma ação cultural que busca favorecer o intercâmbio cultural e fruição estética contínua entre o artista de tradição oral e o público, e também oferecer a toda comunidade o acesso à programação mais qualitativa em música do Sesc. O objetivo principal é reunir grupos de ciranda através da produção e difusão de ações significativas que fomentem a valorização da cultura tradicional pernambucana e a formação crítica de ouvintes musicais.