O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, visitou, ontem (13/11), Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, comunidade beneficiada com o programa da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) “Mais Vida nos Morros”. A convite do secretário executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi, Peixoto foi conhecer de perto como esta política pública inovadora de cidadania e desenvolvimento sustentável funciona nos morros do Recife.
“Estamos liderando uma comitiva do Sesc para conhecer na Colômbia as intervenções urbanas e de mobilidade nas cidades de Medellín e de Bogotá. A ideia é visitarmos centros culturais, bibliotecas parque, museus, bairros históricos e comunidades que foram transformadas com ações de inclusão e trazermos as inovações feitas lá para a nossa realidade. Esse programa da prefeitura do Recife foi inspirado na realidade colombiana, por isso fiz questão de vir conhecer antes de embarcar com os gestores do Sesc”, afirmou Peixoto.
Programa – O “Mais Vida nos Morros” é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação das soluções urbanas e ambientais até a parte de colocar a mão na massa. O programa, que teve início em 2016, está beneficiando diretamente 15 mil moradores de 28 comunidades espalhadas no Recife. O “Mais Vida nos Morros” vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. E conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.
Também estiveram na visita à Lagoa Encantada o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o deputado federal Tadeu Alencar, o vereador do Recife Samuel Salazar, o arquiteto urbanista Francisco Cunha, sócio-diretor da TGI Consultoria em Gestão, e o diretor de Programas Sociais do Sesc PE, Josué Pinto.