Formação de público, espaço para a difusão de produções autorais e de novos cineastas e, acima de tudo, o fortalecimento do setor audiovisual brasileiro. É com essa proposta que Pernambuco recebe, pela terceira vez, a Mostra Sesc de Cinema. A programação, que teve início no dia 11 de novembro, traz 42 filmes nacionais e 19 produções pernambucanas para exibição em nove unidades do Sesc. Em Petrolina, Sertão do São Francisco, vai ocorrer a partir do dia 22/11, no Espaço 353. Todas as exibições são gratuitas.
“Os filmes apresentam histórias que perpassam sonhos, desejos, mas, sobretudo, as urgências do ser contemporâneo. Quem for conferir irá se identificar com os dilemas na tela”, destaca Naruna Freitas, instrutora de atividades artísticas do Sesc Pernambuco e coordenadora do projeto no estado. A Mostra acontece simultaneamente no País e encerra no dia 30 de novembro. Nesse período, as unidades de Casa Amarela, Piedade e Goiana, no Grande Recife, Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Petrolina e Triunfo, no Sertão, terão agenda com as exibições dos 61 filmes.
A grade em Pernambuco vai reunir curtas, médias e longas de autorias individuais e coletivas, que abordam diversos temas e têm classificação etária variada. As produções foram selecionadas pela Mostra no primeiro semestre deste ano. Foram 1,2 mil filmes inscritos de 210 cidades. Desses, 42 foram selecionados para o Panorama Nacional e circularão em todo país, incluindo 10 filmes do panorama infantojuvenil.
Nacional – Um dos destaques da Mostra é o documentário “Mateus”, dirigido pela pernambucana Déa Ferraz e com presença de Claudio Ferrário e Odília Nunes. Selecionado para o Panorama Nacional, ele acompanha os personagens Jurema e Bandeira na busca pelos também palhaços Mateus – personagem tradicional da cultura popular pernambucana e presente nos grupos de cavalo-marinho.
Oficina – Além da exibição de filmes, será realizada 26 a 30 de novembro, das 9h às 13h, no Sesc, a oficina de Direção de Arte, com Lia Letícia. Além de escrever e dirigir seus próprios filmes, a ministrante trabalha como diretora de arte, educadora no projeto de educação audiovisual para crianças Escola Engenho e no Tardes de
Quintal. Também é curadora e coordena o Cinecão, além de projetos independentes de arte na Maumau|Recife. Os interessados devem se inscrever no Ponto de Atendimento do Sesc Petrolina. O valor do investimento é de R$ 30. Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes têm desconto, e pagam R$15.
Mais informações:
Começa a Mostra Sesc de Cinema em Pernambuco
Programação em Petrolina (download)
Janela 353 (R. Antônio Santana Filho, 353 – Centro. Informações: 3866.7474)
Texto: Dupla Comunicação