As lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares (DORT) são os males que mais atingem os trabalhadores brasileiros de acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 2018. Em alusão ao Dia Internacional de Prevenção a essas doenças, celebrado em 28 de fevereiro, a Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco realiza uma palestra gratuita nesta quinta-feira (5/3), das 9h às 12h, no auditório do local. O Sesc apoia a iniciativa e convida os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo para participar da ação.
Na ocasião, a auditora fiscal do trabalho Aline Amoras e a fisioterapeuta Anniele Martins abordam os fatores ergonômicos que podem oferecer risco à saúde e causar desconforto no ambiente laboral, como postura inadequada, levantamento de pesos, repetitividade, entre outros.
Alerta – O Panorama de Doenças Crônicas Relacionadas ao Trabalho no Brasil, publicado em 2018, apontou mais de 67 mil casos das duas doenças, LER e DORT, em 10 anos. Neste período, o total de registros cresceu 184%. As ocorrências mais recorrentes foram relacionadas ao sexo feminino (51,7%), pessoas entre 40 e 49 anos (33,6%) e em indivíduos com o ensino médio completo (32,7%).
📌Serviço – Palestra “Riscos Ergonômicos: Reflexos sobre a saúde do trabalhador e da empresa”
📆Quarta-feira (5/3) – 9h às 12h
⭕️Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (Av. Gov. Agamenon Magalhães, 2000 – Espinheiro)
🔷Gratuito