Começa nesta sexta-feira (8) a terceira edição da Aldeia Olhos D’Água dos Bredos, promovida pelo Sesc Arcoverde. São dez dias de programação intensa em vários pontos da cidade de Arcoverde, e nos distritos de Caraíbas, Aldeia Velha, Descobrimento e Ipojuca. O projeto contempla as linguagens de artes cênicas (teatro e dança), artes visuais, cinema e literatura. Além das apresentações, também estão previstas atividades formativas com oficinas de dança, música e teatro.
A Aldeia abre sua programação, amanhã (8), com o Cortejo Abre-Alas, que sai da do Sesc Arcoverde às 17h, passando por Japiassu e chegando ao Coreto. No trajeto, participam os grupos Boi Milagroso, Boi Diamante, Maracatu Sinhá, Maracatu Batuque do Sertão, Urso Pé de Lã, Grupo 3ª Idade Novo Horizonte, Coco Trupé de Arcoverde, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Samba de Coco Irmãs Lopes, Capoeiras, Hip Hop, Cosplay, Caboclinhos Tapipé, Pernaltas, Orquestra Metal Nobre, Banda de Pífanos de Santa Luzia, Reizado das Caraíbas e Afoxé Alafin Oyó.
De acordo com Galiana Brasil, coordenadora do projeto Palco Giratório em Pernambuco, o município de Arcoverde e seus distritos Aldeia Velha, Caraíbas, Ipojuca e Descobrimento foram escolhidos para sediar a Aldeia por sua tradição e veia cultural forte. “A ideia da realização de Aldeias independentes e em locais distintos é promover o encontro entre as diversas manifestações artísticas e suas poéticas, além do diálogo entre artistas e público”, explica. Galiana também ressalta a interiorização da programação, que além de promover espetáculos fora do grande centro, também fomentam a formação de novos públicos. Confira a programação completa.
Palco Giratório | As Aldeias são um braço do projeto Palco Giratório, do Sesc, realizado nacionalmente. Além das artes cênicas, as Aldeias trazem à tona a produção cultural da Região e abrem espaço para outras linguagens como a música, a literatura, o cinema e as artes visuais. Hoje, são mais de 40 em todo o país. Só em Pernambuco são quatro: Aldeia do Velho Chico e Aldeia Vale Dançar (Petrolina), a Aldeia Olho D’Água dos Bredos (Arcoverde), e a Aldeia Yapoatan (Jaboatão dos Guararapes).