Os resultados da pesquisa Públicos de Cultura, desenvolvida pelo Sesc e pela Fundação Perseu Abramo foram apresentados na manhã de hoje (12), às 10h, no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro, durante o Seminário Públicos de Cultura: Hábitos e Demandas. O levantamento dos dados foi realizado em 25 estados com mais de duas mil entrevistas em 139 municípios e revelou hábitos culturais da população.
O seminário teve a participação do coordenador da pesquisa Gustavo Venturi, Doutor em Ciência Política, professor na Universidade de São Paulo e coordenador científico do Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo. E também como convidada, Silvana Lumachi Meireles, diretora de Memória, cultura, educação e arte da Fundação Joaquim Nabuco, do Ministério da Educação. Silvana também é ex-Secretária Nacional de Articulação Institucional, do Ministério da Cultura, responsável pela implementação do Sistema Nacional de Cultura, pela coordenação geral da II Conferência Nacional de Cultura e pelo programa Mais Cultura.
O objetivo da pesquisa foi mapear os hábitos e práticas artístico-culturais dos brasileiros. “A produção e o tratamento de informações no campo da cultura nos últimos anos vêm passando por uma enorme transformação, mas ainda carecemos de uma base de dados de caráter nacional para guiar a produção de cultura. Nesse contexto, há um descompasso entre a oferta crescente de políticas culturais face à baixa frequência de públicos. Por isso, investimos na pesquisa de públicos de cultura, por sua importância central na construção de um patrimônio para os agentes envolvidos, sejam eles produtores, gestores e demais implicados nas manifestações culturais”, explica Claudia Marcia Barros, gerente de Estudos e Pesquisas do Departamento Nacional do Sesc.
As informações completas do levantamento podem ser acessadas no sitewww.sesc.com.br/publicosdecultura.