As fotos registradas pelo carioca João Roberto Ripper da vida dos agricultores no Sertão, Agreste e Zona da Mata de Pernambuco, que resultou eu uma exposição, é tema da live “A agroecologia como arte: Exposição Uma Deliciosa Teimosia em Ser Feliz” que o Sesc Ler Belo Jardim realiza nesta terça (16/06), às 19h, no perfil do Sesc Pernambuco no Instagram. Juvêncio Júnior, instrutor de atividades artísticas do Sesc, conversa com Anierica Almeida, assessora técnica do Centro Sabiá, idealizador da exposição.
Durante o encontro, Juvêncio Júnior estará na Galeria de Artes do Sesc Ler Belo Jardim, onde está exposta a obra de João Roberto Ripper (a visitação está suspensa devido à pandemia do novo coronavírus). “A ideia é que, ao longo do bate-papo com Anierica, a gente possa ilustrar a conversa com as fotos, mostrando ao público outras perspectivas do uso desse material, vendo a agroecologia como arte”, afirma o instrutor do Sesc.
O Centro Sabiá promove a exposição “Uma Deliciosa Teimosia em ser Feliz” desde 2017. É o resultado de uma expedição realizada pelo fotógrafo e cineasta João Roberto Ripper às três regiões do Estado onde vivem as famílias camponesas que praticam agroecologia. As fotos mostram a beleza da vida, do trabalho e da resistência dos lavradores.