O Sesc Arcoverde apresenta, no próximo dia 8, o Projeto Sonoras Tradições. Em sua 1ª edição, o projeto é fruto de um mapeamento realizado nos municípios do interior do Estado para localizar e difundir grupos de oralidade, tendo como exemplos: grupos de pífanos, coco, ciranda e reisados. O Sonoras Tradições será apresentado, às 20h, no Terreiro do Coco Trupe de Arcoverde, bairro de São Miguel, com entrevista e apresentação musical e de dança do próprio grupo. O evento é gratuito e pretende atrair alunos do curso de música, além da população em geral.
A iniciativa visa legitimar e nortear a política cultural em música, através do mapeamento sonoro, dando preferência aos grupos tradicionais ainda atuantes, cujos repertórios e peças não se perderam com o tempo. Com produção fora dos contextos de massa midiática, o projeto pretende fortalecer a formação de plateia e ouvintes que zelam pela tradição cultural.
Segundo Miro Carvalho, Supervisor de Cultura da unidade, o objetivo é oferecer aos alunos e à comunidade a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura local. “Fizemos uma pesquisa com grupos de oralidades pouco conhecidos, do município e vizinhança, para tentar promover essas ações culturais e artísticas que geralmente não são muito divulgadas” declara.