Um grupo de novos poetas de Buíque participa nesta segunda-feira (13/07), às 19h, de um bate-papo virtual com o escritor Leonardo Silva. A live “Conversa com a Nova Geração de Poetas de Buíque”, promovida pelo Sesc, será transmitida pela página do escritor no Facebook (https://www.facebook.com/escritor.leonardosilva), às 19h. Os convidados são Agda Araújo, João Paulo Cordeiro, Itamar Nunes, Thamara Malta e Ramon Espíndola.
Os poetas e poetisas convidados fazem parte do Grupo de Leitores Cyl Gallindo, nome que homenageia o sociólogo, jornalista, poeta, contista e cronista brasileiro nascido em Buíque. A cada encontro, eles dialogam, apresentam seus textos e realizam desafios poéticos. Toda a produção artística e cultural do grupo é divulgada nas redes sociais.
A ideia da live surgiu da importância de proporcionar aos artistas uma forma de expressão e difusão de suas produções poéticas. “Essa nova geração é composta de pessoas que aos poucos, alguns timidamente, vêm dando voz aos seus escritos em diversos espaços, sendo as redes sociais um forte aliado nesse momento de isolamento social”, explica Gilvaneide Marques, professora de artes.
O mediador – Leonardo Silva é um dos mais atuantes escritores da região. É membro da Academia Buiquense de Letras e das Artes (ABLA) e também integra o Grupo de Leitores Cyl Gallindo. Publicou o livro “Flor, Paixão e Chocolate”, em 2010; participou do Projeto Universo da Poesia, na Escola Duque de Caxias e do Chá Literário do Sesc Ler Buíque, ambos também em 2010; fez parte de várias edições da Jornada Literária Portal do Sertão, organizada pelo Sesc PE, como assistente de produção e poeta. Leonardo realizou palestras no Sesc Ler Buíque sobre “A importância da Leitura”; atuou como poeta nos projetos Poetas Daqui e Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo, ambos do Sesc Ler; trabalhou na produção de diversas edições do Projeto Sonora Brasil e Palco Giratório; foi um dos idealizadores do “Dia Municipal de Combate ao Preconceito Linguístico”, em Buíque.