Neste mês de novembro, o projeto Sesc Partituras promove dois concertos produzidos em vídeo pelo Sesc Pernambuco. O primeiro tem como convidado o Granduo Brasil e será disponibilizado para o público nesta sexta-feira (06/11), a partir das 20h, no Youtube Sesc. O segundo é com o Sexteto Metais Recife, que estará disponível no dia 30.
O Granduo Brasil é formado pelos músicos Ângelo Lima e Rafael Meira que, com a sonoridade do violão de sete cordas e do clarinete, traz para o público uma proposta de unir o novo e o antigo através de ritmos da Música Popular Brasileira como o choro, maracatu, baião, frevo e samba. O tema da apresentação será a composição “Lealdade” de autoria de Rafael Meira, que aborda, em sua estrutura, uma forte influência do baião e do ponteio de viola.
O concerto marca, ainda, o lançamento do CD “Granduo Brasil – Reinventando o Novo”, produzido de maneira independente pelos integrantes do projeto, lançado na versão física em outubro deste ano e em todas as plataformas digitais no mês de novembro.
Integrantes do Granduo Brasil – o clarinetista, saxofonista e pifeiro Ângelo Lima é de Caruaru. Graduado como aluno laureado em licenciatura em Música pela UFPE, com ênfase em Prática Instrumental – Clarinete, é membro-fundador de projetos como Orquestra de Choro da UFPE e o Granduo Brasil. Já tocou e assumiu a direção musical de espetáculos teatrais, como “Meu Nome é Coragem”, “A Noiva do Condutor”, “À Luz da Lua os Punhais” e a criação da trilha sonora do espetáculo “Daquilo que Move o Homem”. Participou com a Orquestra Pernambucana de Clarinetes do maior encontro de clarinetistas do mundo na Bélgica (2018) e nos Estados Unidos (2019). Faz parte, ainda, dos grupos Alexandre Rodrigues e Pife Urbano, Orquestra Pernambucana de Clarinetes e Orquestra Malassombro.
Rafael Meira é do Recife. O músico é pós-graduando em Práticas Interpretativas em Música Popular com ênfase em Frevo pelo IFPE e graduado em licenciatura em Música pela UFPE, com ênfase em Prática Instrumental – Guitarra. Rafael tem se destacado na cena musical pernambucana por assumir múltiplas habilidades musicais, atuando como compositor, arranjador, violonista e guitarrista. Atualmente, tem se dedicado a compor canções, ampliar o repertório de composições autorais instrumentais e também tem elaborado arranjos para formais musicais variadas. Também integra os projetos Alexandre Rodrigues e Pife Urbano e a Orquestra Malassombro.
O Sesc Partitutas – trata-se de uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical. O site disponibiliza o acesso gratuito às partituras através de um sistema de busca coerente com necessidades dos estudantes, professores, músicos e pesquisadores o que inclui, além da consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical. O projeto investe regularmente na pesquisa e editoração de novas partituras através de especialistas visando à preservação e divulgação de acervos históricos, particulares ou institucionais.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde. Atualmente, suas 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, tendo ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Texto: Dupla Comunicação