Projeto leva 450 concertos para 123 cidades brasileiras
Nesta terça-feira (15) acontece o lançamento nacional da 17ª edição do Circuito Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, o maior projeto de circulação musical do país promovido pelo Sesc. O evento de abertura ocorre no Teatro Sesc Arsenal, em Cuiabá, às 19h, com os grupos Raízes do Bolão (AP) e Quinteto Brasília (DF).
O biênio 2013/2014 tem como temas Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, e Tambores e Batuques, que serão desenvolvidos por grupos regionais. O primeiro tema traz à tona a força do compositor brusquense Edino Krieger, de grande importância para o desenvolvimento da música no Brasil, que teve reconhecida atuação também como crítico e produtor musical. Edino é o criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que em 2013 chegam à 20ª edição. Já o segundo tema apresenta manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado.
Até o fim do ano serão mais de 450 apresentações de oito grupos em 123 diferentes cidades brasileiras, a maioria delas distante dos grandes centros urbanos. Como o projeto é bianual, este ano inverte-se o circuito apresentado em 2013, possibilitando aos grupos a passagem por todas as regiões do país. Em 2014, nas regiões Sul e Sudeste se apresenta o Tambores e Batuques, e para as regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país o Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea.
Simultaneamente ao evento em Cuiabá, o Projeto Sonora Brasil, Formação de Ouvintes Musicais também desembarca no sertão pernambucano. O concerto musical do Duo Cancionâncias, formado por Manuelai Camargo e Cyro Delvizio se apresenta amanhã, às 15h, no Teatro Dona Amélia, Sesc Petrolina. O evento integra o projeto do Sesc nacional e sua entrada é gratuita. O Duo se apresenta até o dia 28 de abril pelas cidades de: Petrolina (15), Araripina (16), Bodocó (17), Triunfo (19), Serra Talhada (20), Buíque (21), Arcoverde (22), Garanhuns (24), Caruaru (25), Surubim (26), Goiana (27) e São Lourenço da Mata (28).
Sonora Brasil – O Sonora tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo Sonora Brasil cerca de 60 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores.