Cada vez mais a Rede de Vivências Formativas, no formato de ações de suas residentes, busca formar e informar os professores das unidades Sesc PE com o que há de mais novo em aspectos educacionais. Sendo assim, não foi diferente com a ação conjunta das residentes Marina Oliveira, Isabel Pauline e Arlaine Gabriela, que apresentaram o Workshop de Storytelling, no último dia 26 de fevereiro de 2021, para as unidades de Garanhuns, Caruaru, Petrolina e Surubim.
Storytelling é uma metodologia ativa que usa de vários aspectos similares à contação de histórias, mas com uma característica muito particular que ativa situações educacionais para acontecer. Marina Oliveira, mestranda em Educação Matemática e Tecnológica e estudante da teoria que envolve Storytelling, apresentou e envolveu todo o grupo de professores e supervisores com teoria e prática, usando uma abordagem bem lúdica e instigante. O evento aconteceu via Google Meet e durou cerca de duas horas.
O público de professores e supervisores participaram ativamente da ação, tanto compartilhando experiências como se envolvendo no que a palestrante apresentou, mostrando alguns relatos de como percebem a temática em sua realidade escolar. A professora Valéria, do Sesc Garanhuns, disse que a “memória afetiva pode se transformar em aprendizagem alegre, desinibida”. Já a professora Lucianne, de Caruaru, afirmou que a ação foi “importante e instigante”.
A cada mês, as residentes tentam fechar parcerias e levam muitas ações importantes para que os professores de suas unidades possam desfrutar de todo conhecimento e expertise do grupo que faz a Rede de Vivências Formativas, pois, como disse a professora Érica, de Garanhuns, “aprender em parceria é bem mais interessante!”.