O Sesc Arcoverde apresenta a programação do projeto cultural “Mostra dos Deuses”, que acontece nesta quinta-feira (29) e na sexta (30), e todos os anos celebra o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, ambos comemorados no dia 27 de março. Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Mostra está sendo realizada no final de abril. Com o tema “Crias Daqui”, as atividades gratuitas, que serão divulgadas de forma remota, foram desenvolvidas por grupos e artistas que passaram pelo processo de formação na Escola Sesc de Artes em Arcoverde.
A primeira ação será a abertura da exposição Os Ditos Loucos da Cidade, nesta quinta (29), às 9h. É uma intervenção urbana produzida por Thiago José, que fica em cartaz no Espaço Expositivo do Sesc até 30 de maio, com visitação sempre das 9h às 22h. Trata-se de uma memória afetiva da cidade por meio de figuras públicas vistas como loucas pela sociedade, aqui retratadas através de ilustrações em aquarela.
No mesmo dia, às 15h, tem a contação de histórias Brincadeiras de Maria, por Danielly Lima, Renata Cordeiro e Roosevelt Neto, na Biblioteca José Lins do Rego. Os artistas vão apresentar um apurado de histórias relatadas por mulheres sobre as brincadeiras de infância, relatos estes captados por meio da escutatória, que é a escuta ativa. As memórias dessas mulheres foram ressignificadas na cena através da contação de histórias.
Ainda na quinta, às 17h, e também na sexta (30), no mesmo horário, Lindryelle Vanessa vai querer ouvir as histórias dos arcoverdenses na ação Sabor da Cena – Uma História por um Sabor. Nela, o público agenda uma chamada telefônica pelo link https://bit.ly/3nsl6Y4 para contar sua história; do outro lado da linha, alguém vai escutar sem preconceitos ou pré-julgamentos. Os contadores vão receber uma caixa com três doces inspirados em três espetáculos da cena teatral da cidade: “Espelho da Lua”, da Tropa do Balacobaco, “Tempo de Flor”, do Grupo Pé de Vento, e “Espavento”, do Teatro de Retalhos.
Fechando a programação do dia 29, Yan Vinícius apresenta o espetáculo de Lambe-Lambe Omar – Uma História do Mar, às 19h. Ele vai contar a história de um jovem que cansado de sua rotina decide se lançar ao mar em uma jangada, na busca de uma ilha que fosse só sua. Para ter acesso a esta história, é preciso acessar o link https://bit.ly/3tZhnE4 e agendar a apresentação.
Na sexta (30), o grupo Teatro de Retalhos é a atração da web série Clássicos – Igual ao Outro Só que Diferente, que estará disponível no canal oficial do Sesc PE no Youtube , às 19h. Neste episódio, o grupo vai apresentar a história “Dom Quixote Para Quem Gosta de Cordel”, que tem roteiro de Éder Lopes e direção de Djaelton Quirino. “As apresentações serão delivery, virtuais, digitais, sem deixar de lado o sensorial e o feedback do espectador, um misto entre o digital e o analógico”, explica Jéssica Mendes, instrutora de atividades artísticas do Sesc Arcoverde.
Serviço: Mostra dos Deuses – Crias Daqui
Realização: Sesc Arcoverde
Data: 29 e 30 de abril
Atividades gratuitas
Informações: (87) 3821.0864
Programação:
de 29/04 a 30/05
Os Ditos Loucos da Cidade – exposição / intervenção urbana – por Thiago José – Espaço Expositivo do Sesc Arcoverde –– das 9h às 22h
29/04
Brincadeiras de Maria – contação de história – por Danielly Lima, Renata Cordeiro e Roosevelt Neto – Biblioteca José Lins do Rego –– 15h
29 e 30/04
Sabor da Cena – Uma História por um Sabor – por Lindryelle Vanessa – streaming Whatsapp (https://bit.ly/3nsl6Y4) – 17h
29/04:
Omar – Uma História do Mar – espetáculo de Lambe-Lambe – por Yan Vinícius – streaming Whatsapp (https://bit.ly/3tZhnE4) – 19h
30/04:
Clássicos – Igual ao outro, só que diferente – web série – por Teatro de Retalhos – Youtube Sesc PE (www.youtube.com/sescpernambuco) – 19h