O Sesc Pernambuco realiza, de 13 a 19 de abril, a primeira edição da Jornada Literária Chapada do Araripe, que vai envolver as cidades de Araripina, Bodocó, Exu, Ouricuri e Trindade. O projeto traz a necessidade da descentralização das ações de literatura da capital, Recife, a partir da ideia de criação de corredores culturais. Para isso, foi pensado no retorno profissional de escritores e pensadores que residem fora de sua terra natal, e seu encontro com os escritores que residem na Chapada. Desse modo, haveria o contato dos escritores com seu público leitor.
Nesta edição participam os bodocoenses Cida Pedrosa, Cícero Belmar, Lourival Holanda, José Maria Marques e Flávio Leandro, os ouricurienses Pedro Américo de Farias, Núria Mallena e Maurício Ferreria, de Exu participa José Mauro Alencar e de Araripina, Alexandro Silva, entre outros. Além deels, escritores de outras cidades fora do eixo também foram convidados, como Luzilá Gonçalves, Marcus Accioly, Chico Pedrosa e Lenice Gomes.
A cidade de Bodocó é a primeira a receber a Jornada, nos dias 13 a 15, Exu nos dias 15 e 16, Ouricuri e Trindade no dia 17 e, encerrando, Araripina, nos dias 18 e 19. Na programação haverá intervenções de rua, apresentação de recital e oficinas lúdicas de texto, gravura e brinquedo para crianças. A programação completa está no site www.sescpe.com.br.