Realizado pelo Sesc Piedade no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco, o III Seminário de Arte-Educação reúne estudantes, artistas, educadores e pesquisadores da área em palestras, conferências e oficinas sobre a relação entre arte, educação e política, práticas pedagógicas, curadoria e as linguagens artísticas, como audiovisual, teatro e música.
Na quarta-feira (25/07), a programação pela manhã foi composta pelas mesas “Ação Cultural na Arte Contemporânea” e “Ação Cultural nos Territórios do Audiovisual” A primeira teve como convidado o Doutor em Filosofia Celso Pavaretto (SP), sendo mediada por Fernando Azevedo. Para Pavaretto “um tema que não tem nenhuma novidade, mas que sempre é bom ser dito para reiterar coisas já sabidas sobre arte e educação”. Ele comentou sobre o valor filosófico, social e educacional da arte para a sociedade moderna e o papel das instituições culturais em abrigar e representar o trabalho dos artistas.
A segunda mesa contou com Rodrigo Dourado como mediador e a professora da UFPE Maria do Carmo Nino, que abordou a história do audiovisual e sua importância na ação cultural. Segundo ela, “a videoarte é uma filha bastarda da televisão, e possui uma vocação para a difusão em massa.” Ela também citou teóricos da comunicação, como Marshall Mc Luhan.
No último dia de atividades, amanhã (27/07), os participantes podem conferir uma programação extensa, com as mesas “Curadoria e Processos de Seleção nas Artes” e “Políticas Culturais para a Formação do Professor”, ambas mediadas pelo coordenador de cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho, além do final das oficinas. A noite, o encerramento terá apresentações musicais e o lançamento do livro “A Língua dos Três Pppês: Poesia, Política e Pedagogia”, de Jomard Muniz de Britto, às 19h.