As discussões sobre a produção literária, principalmente de Pernambuco e do Brasil, ganham espaço nos encontros semanais do Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Literatura do Sesc Ler Belo Jardim. A unidade já está com as atividades de 2022 em andamento, mas tem vagas abertas para as pessoas que pretendem se inserir neste contexto. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Central de Relacionamento, na Av. Pedro Leite Cavalcanti, s/n, na Cohab II.
Os encontros são realizados nas quartas-feiras, a partir das 19h30. Baseado nas diretrizes estabelecidas no Módulo Político de Literatura do Sesc, assim como no documento Política Cultura, o Núcleo de Pesquisa e Experimentação objetiva dar ênfase ao estudo da Literatura oral e escrita, a partir da literatura canônica e das diversas estéticas literárias encontradas na cena literária do território nacional, dando suporte aos leitores e novos escritores.
“O núcleo também é um lugar que aporta várias possibilidades acerca dos estudos literários, descobrindo e experimentando os potenciais da linguagem, sendo a palavra o mote principal”, explica Juvêncio Amâncio Junior, professor de Artes e condutor das atividades do Núcleo, que leva em consideração três aspectos fundamentais: a formação de público consumidor de produtos culturais literários; a garantia da circulação da produção literária para a clientela em geral; e a abertura de espaços para novas manifestações, novos escritores e fornecimento de condições necessárias ao seu desenvolvimento.
Cursos Sistemáticos de Cultura – o Sesc Ler Belo Jardim investe em outras linguagens artísticas e oferece cursos em Artes Cênicas, com as aulas de Iniciação Teatral; e em Música, com vagas para Iniciação ao Violão, Violão Infantil e Guitarra. Todos estes têm mensalidades a R$ 44, sendo que os trabalhadores do comércio e seus dependentes com a Credencial do Sesc atualizada têm desconto e pagam R$ 22. E além do Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Literatura, também tem vagas para outros dois núcleos gratuitos: o de Práticas Musicais Coletivas e o do Coletivo Grão de Teatro. Os interessados podem se inscrever na Central de Relacionamento, onde recebem informações sobre os dias e horários das aulas.